Nova temporada do Minas da gente estreia neste sábado (25), às 20h.

O Minas da gente percorre o território mineiro atrás de histórias de sua gente.

Maria de Lourdes, moradora de Palmital, uma comunidade rural de Cláudio.

É em Cláudio, no Centro Oeste de Minas Gerais, o ponto de partida do Minas da gente, que nesta terceira temporada vai visitar principalmente a região oeste e o triângulo mineiro. A atração, que traz relatos do povo de diferentes regiões de Minas Gerais, cai na estrada mais uma vez para mostrar personagens autênticos de municípios, distritos e povoados contando a sua própria história e do lugar onde vivem. O primeiro episódio vai ao ar neste sábado (25), às 20h. Confira as temporadas anteriores.

A cidade de Cláudio faz parte do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas e um dos seus cenários mais conhecidos é o Rio Pará, que os locais chamam de o “Novo Mar de Minas”, e que fica no distrito de Monsenhor João Alexandre. Lá, o programa conversou com um pedreiro aposentado que foi o responsável pelo início da construção do local, que começou com uma igreja. Outro morador do distrito, também conhecido como Cachoeira e Itamembé, que conversou com o programa foi Judas Tadeu, que era o administrador do local e hoje é aposentado. O turismo também é realidade na região, e quem contou essa história foi Rafael Mattioli, responsável pela Vila Mattioli, um lugar que recebe crianças para projetos recreativos, e também turistas.

Já Maria de Lourdes é moradora de Palmital, uma comunidade rural de Cláudio. De um casarão antigo e uma cozinha com séculos de história ela fala sobre o passado da construção e da sua família, enquanto prepara um delicioso almoço no fogão à lenha. O barulho das panelas se mistura aos da casa, que algumas pessoas acreditavam ser mal assombrada.

Sonhos, realizações e muito trabalho. O Minas da gente foi recebido também por Benício, pedreiro que hoje goza da aposentadoria mas que de suas mãos foram erguidas muitas construções do distrito de Corumbá. O ofício, que veio de família, o levou a construir parte da cidade de Cláudio, por onde desenhou ruas e trajetos do município e também da sua própria vida.

O Minas da gente vai ao ar todo sábado, às 20h, com reapresentação domingo, às 6h45, quarta, às 23h. Os episódios também são disponibilizados, após a exibição, no canal da Rede Minas no YouTube.

Confira o guia de episódios da terceira temporada.

EP 01 – 25/6 – Cláudio
EP 02 – 2/7 – Pedra do Indaiá
EP 03 – 9/7 – Lagoa da Prata
EP 04 – 16/7 – Formiga
EP 05 – 23/7 – Pimenta
EP 06 – 30/7 – Capitólio
EP 07 – 6/8 – Araxá
EP 08 – 13/8 – Conceição das Alagoas
EP 09 – 20/8 – Sacramento
EP 10 – 27/8 – São Gotardo
EP 11 – 3/9 – Itapecerica
EP 12 – 10/9 – Carmo da Mata
EP 13 – 17/9 – Santa Rita do Ibitipoca

Cláudio, no Centro Oeste de MG, é a primeira parada da terceira temporada do Minas da gente.

Deixe um comentário