Nota Oficial da Rede Minas

A Rede Minas recebeu, ontem (17), o representante do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec), Adriano Maximiano da Silva. Escolhido para representar os interesses da cultura afro-brasileira por meio de votação aberta à toda a população, ele esteve na sede da emissora para dar início a uma parceria que busca ampliar, ainda mais, o conteúdo de igualdade racial na emissora pública. A Rede Minas divulgou, em suas redes sociais, uma foto de Adriano acompanhado de gestores da Empresa Mineira de Comunicação – EMC. A imagem recebeu ataques racistas de alguns que entenderam que, pela sua cor, ele não representa a comunidade negra. Em respeito a Adriano, legitimamente eleito pela população, a Rede Minas retirou a publicação. A emissora aproveita a situação para declarar sua posição. O Brasil é um país miscigenado e a Rede Minas enfatiza que não compactua ou tolera qualquer atitude racista.

Prestamos nossa solidariedade a Adriano e aproveitamos este espaço para compartilhar um trecho de sua mensagem à emissora após o evento: “Compreendo a retirada e concordo… Só queria transmitir para vocês que eu já enfrentei e enfrento sempre essa polêmica. Muitas pessoas, não conhecendo minha origem e minha luta, reagem assim. Sofri isso dentro das próprias comunidades que atuo, porém quando alcançarmos os objetivos isso não terá mais importância”.

Ressaltamos que a intenção da publicação nas redes sociais foi celebrar esse novo conteúdo na emissora, tão importante e necessário. Na construção do projeto, a Rede Minas se compromete a escutar e dar visibilidade às diversas vozes da nossa cultura, sem preconceito.

Reconhecemos ainda o trabalho das equipes das variadas produções da Rede Minas, que buscam sempre ampliar o debate racial na televisão, com participação de pessoas negras de diversas áreas de atuação e conteúdos temáticos.

Assim, convidamos todos a conhecerem e acompanharem de perto a nossa programação, pela TV ou internet. Participem, opinem, compartilhem, celebrem.

Deixe um comentário

Categorias