No Voz Ativa especialistas debatem influência das fake news na opinião pública

Os meios de comunicação acabam sendo os principais elos de difusão de informação dos candidatos para o eleitorado. Frente a esse cenário, há preocupação de diversas autoridades, entre elas dos tribunais eleitorais, do Ministério Público, de estudiosos e de pesquisadores de mídia com a fabricação e disseminação de notícias falsas. O receio é que as chamadas fake news sejam utilizadas como estratégias por pessoas ou grupos políticos com o intuito de desequilibrar até a corrida para o Palácio do Planalto, câmara federal ou assembleias legislativas no mês de outubro.

Diante de um possível quadro de utilização das notícias falsas, principalmente pela internet, o Voz Ativa desta segunda-feira, 30 de abril, às 22h15, na Rede Minas, coloca em discussão o assunto e conta com cinco especialistas para falar dos possíveis impactos desse cenário na opinião pública.

O apresentador Florestan Fernandes Júnior recebe no programa Drica Guzzi, pesquisadora da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP); o jornalista da edição brasileira do jornal El País, Rodolfo Borges; o também jornalista e Editor do site O Beltrano, Rafael Mendonça; a historiadora e coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Regina Helena Alves da Silva; e o fundador da ONG Safernet Brasil, Thiago Tavares.

Foto: Lilian Lacerda

O programa também é transmitido ao vivo pela web, aqui no site da Rede Minas, no YouTube  e na página do programa no Facebook, e também conta com cobertura no Twitter. A reapresentação na Rede Minas é sábado, às 21h45. Em edição especial para rádio, o Voz Ativa é apresentado às terças-feiras, às 21h, na Inconfidência FM. Aos domingos, o programa vai ao ar pela Inconfidência AM às 22h.

O Voz Ativa oferece canais abertos com o público para poder comentar, sugerir temas e entrevistados via redes sociais, nos seguintes endereços: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

       

Deixe um comentário