Mostra Carnaval da Liberdade vai estrear na EMCplay

Filmes e programas especiais que abordam a temática do carnaval estão na programação da plataforma gratuita de streaming a partir de 1º de fevereiro

Divulgação “O samba é meu dom”

Samba no pé e na tela. O carnaval chega com uma programação especial na plataforma de streaming gratuita EMCplay. O serviço público de vídeo sob demanda preparou um catálogo especial dedicado à maior festa popular do país. Durante todo o mês de fevereiro, o público acompanha a Mostra Carnaval da Liberdade. São filmes, programas e conteúdos especiais da Rede Minas que colocam esse grande evento em destaque. A ação se soma às iniciativas do Carnaval da Liberdade, um programa do Governo de Minas, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

“O Carnaval da Liberdade foi criado para que o carnaval dos municípios mineiros e da capital possam se estruturar e se desenvolver, considerando a importância turística e cultural dessa festa. Minas Gerais se consolida como um destino de carnaval no país e, com essa iniciativa, poderá oferecer uma festa cada vez mais atrativa, alegre e organizada. A Liberdade Mora em Minas – e o Carnaval também. No nosso estado, podemos encontrar a diversidade dessa festa tão democrática, com blocos caricatos, ritmos e expressões artísticas”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Um dos destaques da mostra é o longa “O samba é meu dom”, do cineasta mineiro Cristiano Abud. Ele acompanhou o baterista, percussionista, cantor e compositor Wilson das Neves, de 2009 a 2012, em todo tipo de situação e local: da Sapucaí à sua casa, com o objetivo de contar a história de vida e obra, traçando a importância da sua influência na música brasileira. Dono de estilo próprio, Wilson das Neves (1936-2017) revelou-se, na carreira solo, como um sambista de classe, talvez o último dos grandes mestres do gênero. No filme, o artista divide as atenções do espectador com colegas ilustres como Aluisio Machado, Chico Buarque, Elza Soares e Paulo César Pinheiro.

Divulgação “O samba é meu dom”

O interior de Minas também está presente na Mostra Carnaval da Liberdade, da EMCplay, com o filme “Vai manter a tradição – O samba em Juiz de Fora”. Berço de consagrados sambistas, a cidade da Zona da Mata guarda, na história, o nome de grandes talentos da música e possui o samba como um de seus principais bens culturais. Buscando registrar essa influência, o documentário produzido pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um dos destaques da programação.

Divulgação “Vai manter a tradição – O samba em Juiz de Fora”

A seleção de conteúdos ainda conta com programas da Rede Minas que abordam a história do carnaval em Minas, dos blocos caricatos e dos atuais blocos que fazem a alegria dos foliões, em Belo Horizonte. Todo esse conteúdo está disponível durante o mês de fevereiro na plataforma de streaming pública gratuita EMCplay. O serviço gratuito de vídeos sob demanda é da Empresa Mineira de Comunicação, que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

Carnaval na TV e no rádio

A Empresa Mineira de Comunicação (EMC) vai intensificar sua atuação de difusão e promoção do Carnaval em Minas Gerais. Além da plataforma de streaming EMCplay, a Rede Minas e a Rádio Inconfidência oferecem uma programação especial dedicada ao carnaval. Durante a festa, haverá cobertura especial, ao vivo, com notícias, programas, entrevistas especiais e boletins diários. As ações incluem, também, a Blitz EMC, da Rede Minas e Rádio Inconfidência, com distribuição de brindes e ensaios de blocos de carnaval, no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, e outras atividades junto à Fundação Clóvis Salgado.

O streaming que é a cara de Minas

A EMCplay é a plataforma pública de streaming que mostra a produção audiovisual mineira. Nessa vitrine gratuita, estão disponibilizados filmes, séries, shows e espetáculos. O serviço de vídeo sob demanda também oferece conteúdos especiais da Rede Minas e da Rádio Inconfidência e a programação, ao vivo, dessas emissoras. O acesso é pelo site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.

Divulgação EMCplay

SERVIÇO:
Mostra Carnaval da Liberdade
De 01/02 a 28/02 (durante todo o mês de fevereiro)
Transmissão pela EMCplay: emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.

Deixe um comentário