Izabelly Moraes: a primeira mulher a narrar futebol no rádio mineiro

Izabelly Morais aceitou o convite do editor de Esportes da Inconfidência e se tornou a primeira mulher a narrar futebol no rádio.

Izabelly Moraes

Ao se tornar a primeira mulher na história do rádio mineiro a narrar uma partida de futebol, Izabelly Morais, 20 anos, estagiária de Jornalismo da Rádio Inconfidência, ocupou o último reduto machista que é o setor de narrações de futebol do rádio brasileiro. O ineditismo do fato e seu alcance repercutiram na mídia, chamando atenção para um detalhe. A porta foi aberta por uma chefia ocupada por homem: José Augusto Toscano, o coordenador da Editoria de Esportes da Rádio Inconfidência..

Toscano revela que sempre quis “quebrar o paradigma machista que sempre barrou o acesso de radialistas mulheres sob o argumento de que narração de futebol é coisa pra homem”. Neste momento, Toscano considera haver condições na emissora para janela de oportunidade. “Minhas experiências profissionais com mulher sempre foram muito positivas: mulher trabalha muito e talento e vocação nunca faltaram, mas com a Izabelly Morais me deparei com a vontade em se tornar narradora de futebol”.

Izabelly Moraes e  José Augusto Toscano

DDepois de Izabelly, vários currículos de meninas estão chegando à redação da Inconfidência, onde outra integrante da equipe de Esportes, Karina Amélia, está se preparando para ser a próxima narradora de futebol. As duas destacam o incentivo do coordenador nesta escolha profissional que, segundo Toscano, pode tornar a narração de futebol “menos clichê e mais humanizada em um universo machista, vaidoso e hedonista”.

“A gente já é cobrado todo dia. Cava o espaço a todo momento. Nunca eu iria me dar ao luxo de esperar treinamento formal para elas adentrarem nesta carreira. Por que? Qual seria o parâmetro?”, afirma o coordenador tendo ao lado a estagiária narradora que arremata: “Não faltam Izabellys o que falta são Toscanos”.

 

Matéria na Revista Piauí:

Izabelly Morais, que fez história ao narrar a partida de terça-feira, 07 de novembro de 2017, entre América e ABC, repetiu o feito em 12/11, narrando o jogo entre Bahia e Cruzeiro e no Mineirão, Cruzeiro X Avaí, 15 de novembro. Um repórter da Revista Piauí acompanhou a jornada esportiva e Izabelly, da Rádio Inconfidência, será tema de matéria da próxima edição da revista Piauí.

Texto: Divina Mourão

       

Deixe um comentário