Homofobia no campo e realidade dos árbitros mineiros são temas da Faixa de Cinema desta sexta (02)

O esporte sai do gramado e chega à tela da Rede Minas com a Faixa de Cinema, nesta sexta (02). “Manotauros: uma história de raça”, de Thalison Marques, e “Na marca da cal”, de Fábio Marcelino, foram escalados para a atração, que exibe uma noite dedicada ao futebol com filmes que trazem, no enredo, essa paixão nacional.

“Manotauros: uma história de raça”

Crédito: Thalison Marques

A obra “Manotauros: uma história de raça” dá início à partida. O filme traz a disputa pela vitória e contra a homofobia, assunto que ganhou destaque com a Copa do Mundo, no Catar, onde a homossexualidade é considerada crime.

Manotauros mostra time amador, de Belo Horizonte, que parte para São Paulo em busca da conquista do campeonato LGBTQIA+ e Champions Ligay. Fora dos gramados, enfrentam o preconceito. Em campo, a disputa pelo título. O documentário retrata os desafios e a paixão pela bola. A obra foi selecionada para o 12° festival Cinefoot.

“Na marca da cal”

Crédito: Fábio César Marcelino

No segundo tempo, a Faixa de Cinema exibe “Na marca da cal”, que encerra a noite com os juízes que apitam na cena esportiva de Minas Gerais. Munidos de cartões, apitos e chuteiras, driblam a poeira, marcam impedimentos, validam gols e legitimam resultados. A obra mostra a realidade dos árbitros mineiros que se movimentam nos campos de terra batida nas competições de futebol de várzea.

Tem mais!

Já nos acréscimos, o programa traz entrevistas com os protagonistas dessas produções. O capitão do time Manotauros, Stênio Moraes, fala sobre o esporte e a homofobia. Também tem entrevista com o diretor Fábio Marcelino e Gustavo Felix, cantor da trilha sonora de “Na marca da cal”.

assista

Com apresentação de Samuel Guimarães, a Faixa de Cinema com os filmes “Manotauros: uma história de raça” e “Na marca da cal” vai ao ar nesta sexta (02), às 23h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay. A edição encerra a programação especial da Faixa de Cinema com filmes que tratam do futebol.

Deixe um comentário