História do escritor Cyro dos Anjos e da capital mineira na Faixa de Cinema desta semana

combo_imagens_doc

Nesta sexta-feira, 14/12, às 23h45, a Rede Minas exibe, na Faixa de Cinema, o documentário  “O Amanuense e os Grafômanos”, dirigido por Armando Mendz e Cristiano Abud. O filme fala sobre a vida e obra do escritor Cyro dos Anjos e traça um painel da vida de Belo Horizonte, em seus primeiros 50 anos de existência. A obra destaca a primeira geração de escritores modernistas de Minas Gerais, que teve integrantes como Cyro dos Anjos, Abgar Renaut, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Emílio Moura, João Alphonsus.

O documentário é recheado de depoimentos e ampla iconografia da capital mineira. No material de arquivo, constam imagens raras, recolhidas em fontes em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e nos Estados Unidos.

Entre as entrevistas presentes no filme, destacam-se os poetas Affonso Romano de Sant’anna e Alphonsus de Guimaraens Filho; os escritores Rui Mourão, Humberto Werneck e Alaíde Lisboa; e os críticos Fábio Lucas e Fernando Correa Dias, além de registros históricos com depoimentos de Cyro dos Anjos, Abgar Renault e Pedro Nava.

Confira o trailer:

 

Ficha técnica
“Amanuense e os Grafômanos” (Brasil, 54 min., documentário, 2003)
Direção: Armando Mendz e Cristiano Abud
Produção: Camisa Listrada
Produtor Executivo: André Carrera
Produtor Associado: Cristiano Abud
Roteiro e pesquisa: Cristiano Abud
Direção de Fotografia: Armando Mendz
Edição de som direto: Engenho Áudio e Propaganda
Trilha Sonora: Barral e Ronaldo Gino, Serrassônica Design de Som

       

Deixe um comentário