Harmonia inicia parceria com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

O programa Harmonia tem um novo parceiro, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, e agora os amantes de música erudita poderão acompanhar no programa vários concertos da Orquestra, sediada em Brasília. Para celebrar essa parceria, neste domingo, às 14h, o Harmonia entrevista Cláudio Cohen, regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Além de revisitar produções marcantes, como a ópera La Bohème e balés, o maestro compartilha a trajetória da Orquestra e comenta as ações no momento da pandemia, projetos interrompidos e planos futuros.

A edição do próximo domingo traz ainda um concerto inédito na televisão, com duas obras do compositor e maestro Richard Strauss: Don Juan e Concerto para Oboé e Orquestra. Strauss é conhecido por suas composições grandiosas e como um dos grandes nomes da música alemã, se destacando entre o final da Era Romântica e a primeira metade do século XX. A peça Don Juan (1888) é inspirada no poema dramático do escritor austríaco Nikolaus Lenau, que demonstra as fragilidades do famoso personagem. Nela, Strauss criou temas musicais para representar o desejo, a posse e o desespero. As trompas, o violino, o oboé são alguns dos instrumentos usados para evocar os personagens. Já Concerto para Oboé e Orquestra (1945) não foi construído a partir de uma obra literária e apresenta três movimentos, Allegro Moderato, Andante e Vivace. Os movimentos trazem o desenvolvimento de diversas melodias, com referências à música clássica e a Beethoven.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Uma das principais instituições do gênero no Brasil, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro foi fundada há 41 anos, em março de 1979, pelo maestro e compositor Claudio Santoro. Em sua trajetória, realizou milhares de concertos, temporadas de ópera e balés, realizou gravações, turnês nacionais e internacionais. Grandes e tradicionais instituições participaram de eventos da orquestra, como os balés Bolshoi, Kirov e da Ópera de Paris, assim como artistas populares renomados, entre eles Martinho da Vila, Tom Jobim, Wagner Tiso, Fagner, Fafá de Belém, Sandra de Sá, Bibi Ferreira, Paulinho da Viola e Toquinho.

Deixe um comentário

Categorias