Futuro da educação no Brasil em debate no Voz Ativa

Entre as discussões do programa estão o projeto Escola sem Partido, a formação de professores e o debate sobre gênero nas escolas

Nesta segunda-feira, 12 de novembro, às 22h15, na Rede Minas, o programa Voz Ativa recebe Anete Abramowicz, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. No programa, o debate versa sobre questões que estão sendo levantadas a respeito do projeto Escola sem Partido, a discussão sobre gênero nas escolas, a formação de professores e a Lei 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir, no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Além de pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da USP, Anete Abramowicz coordenou o programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: a UFSCar. Cientista social, ela é pós-doutora pela Paris Descartes University, na área de Sociologia da Infância. De 2007 a 2017, foi editora responsável da Revista Eletrônica de Educação – REVEDUC. De 2003 a 2005, liderou o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, bem como organizou diversos livros e outras publicações relacionadas aos temas, entre eles “Afirmando diferenças, montando o quebra-cabeça da diversidade na escola”; “Educação Infantil e diferença”; “A reconfiguração da escola: entre a negação e a afirmação de direitos”; e Educação, Raça e Perspectivas Políticas.

Participam da bancada para entrevistar Anete Abramowicz: Nilma Lino Gomes, ex-ministra dos Direitos Humanos e professora da Faculdade de Educação – UFMG; Laurindo Leal Filho, jornalista; Marcela Martins, jornalista da Rede Minas; Maria Cristina Gouvea, doutora em Educação e Professora da UFMG; e Jonathas Cotrim, jornalista.

O programa também é transmitido ao vivo pela webaqui no site da Rede Minas, na página do programa no Facebook e no YouTube. A reapresentação na Rede Minas acontece sábado, às 21h45. Em edição especial para rádio, o Voz Ativa é apresentado às terças-feiras, às 21h, na Inconfidência FM. Aos domingos, o programa vai ao ar pela Inconfidência AM às 22h.

Você pode acompanhar o Voz Ativa em qualquer lugar pelo aplicativo da Rede Minas, disponível para Android.

       

Deixe um comentário