Força produtiva das mulheres é destaque na Faixa de Cinema

O mar, a terra e a força das mulheres nordestinas na Faixa de Cinema desta sexta, 22, às 23h30. Os documentários “Entremarés“, primeiro trabalho da cineasta pernambucana Anna Andrade, e “Mulheres Rurais em Movimento“, co-dirigido por Héloïse Prévost e o Movimento das Mulheres Trabalhadoras do Nordeste – MMTR-NE, destacam o trabalho das mulheres na manutenção e sustentação das famílias e geração da economia local e regional. Confira abaixo mais informações sobre as obras.

cartaz_faixadecinema_entremaresEntremarés
Na natureza, os organismos que vivem entre marés suportam condições extremas de vida. Assim são as mulheres da Ilha de Deus, comunidade situada num dos maiores manguezais urbanos do mundo, que são protagonistas e sobrevivem da pesca de sururu, camarão e insumos do ecossistema em Recife.
O curta levou os prêmios de melhor filme, melhor direção (Anna Andrade); melhor edição (Caio Sales); melhor roteiro (Anna Andrade) e melhor trilha sonora (Hugo Coutinho e Iezu Kaeru) da Mostra Primeiros Passos, na 12ª edição do Curta Taquary, festival realizado em 2019 em Taquaritinga do Norte, Pernambuco.

cartaz_faixadecinema_mulheresruraisemmovimentoMulheres Rurais em Movimento
O dia a dia e a grande mobilização das mulheres trabalhadoras do Nordeste. O filme mostra suas atividades, como elas se auto organizam e transformam as relações de gênero e de poder, e como atuam nos vários espaços produtivos e políticos.
O documentário venceu a mostra audiovisual do 13º Congresso “Mundos de Mulheres (MM) e do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, e recebeu uma menção especial do júri no Festival “Sciences en Lumière”.

       

Deixe um comentário