Filmes sobre o maestro Levino de Alcântara, a benzedeira Dalila e ficção ambientada na Ditadura são destaque na Faixa de Cinema desta semana

Créditos: Guilherme Reis / David Alves Mattos / Leonardo Feliciano

A Faixa de Cinema desta sexta (19), às 23h, traz três curta-metragens que exploram o passar da vida com fé e memórias. O primeiro filme é “Benção”, dos diretores Marcelo e Guilherme Reis, que conta a história da famosa benzedeira mineira Dona Dalila e a sua grande conexão com o sagrado para ajudar o público. Em seguida, “Levino”, de David Alves, perpassa pela história de vida do grande maestro brasiliense Levino de Alcântara e seus sonhos para o futuro. Por fim, “Falta de Ar“, de Érico Monnerat, revive memórias doloridas de um passado violento enquanto um homem idoso busca por ajuda no presente.

O documentário “Benção” fala sobre a benzedeira Dalila Senra Fabrini, que faleceu em 2016, aos 97 anos. A vida dessa quase centenária belo-horizontina foi reconhecida pela prefeitura da capital mineira em 2014, quando foi agraciada como patrimônio vivo da cidade com o 1º Prêmio Mestres da Cultura Popular. A vivência, a tradição e a busca pela fé em torno de “dona Dalila”, como era chamada, foram registradas pelas lentes de Marcelo Reis e Guilherme Reis. Esse foi o último trabalho de um dos diretores do curta, Marcelo, que faleceu pouco depois.

O pernambucano Levino de Alcântara fez história, com suas notas, no país. O maestro, que nasceu em Recife, viveu na capital do país, onde fundou a Escola de Música de Brasília, e morreu no Pará, aos 91 anos, ensinando os jovens aquilo que dedicou à vida: a música clássica. A história do homem simples que regeu corais e orquestras e ensinou música por mais de 70 anos é contada por ele mesmo, pouco antes de sua morte, no filme “Levino”, de David Alves e Guilherme Campos.

A Faixa de Cinema ainda traz a ficção ambientada na época da ditadura no Brasil. O filme “Falta de ar”, de Érico Monnerat, mostra a história de um homem idoso, com graves problemas respiratórios, que vive amparado pela filha e em constante disputa com o neto. Sentado na varanda de casa, seus pensamentos vagam até uma tarde sufocante da década 70 e trazem lembranças de violência num celeiro abandonado.

Fichas técnica

Levino
Produção: André Leão, David Alves Mattos
Fotografia: David Alves Mattos
Roteiro: Ana Hoeper, David Alves Mattos, Guilherme Campos
Edição de som: Olivia Hernández
Montagem: Ana Hoeper
Captação de Som: Hudson Vasconcelos, Olivia Hernandez

Benção
Direção: Guilherme Reis e Marcelo Reis
Edição e Finalização: Marcelo Reis
Direção de Fotografia: Guilherme Reis
Produção e Produção Executiva: Marcelo Reis
Assistência de Direção: Patrícia Vieira
Assistência de Fotografia: Mariana Borges
Still: Henrique Gualtieri
Pesquisa Histórica: Bianca Pataro

Falta de ar
Co-produção: Lorena Maria, Silva
Fotografia: Leonardo Feliciano
Roteiro: Érico Monnerat
Edição: Francisco Craesmeyer
Direção de Arte: Denise Vieira
Montagem: Luis Tadeu Carraca, Marcele Guerra, Otávio Augusto, Rafael Ferreira
Escola Produtora: Associação Cultural Kinoforum

Comentários

Deixe um comentário

Categorias