Filme mostra a identidade da música do Sul de Minas

Faixa de Cinema traz filme sobre a música do Sul de Minas, região conhecida pela rica tradição musical, influenciada pela cultura popular.

Falsete

O que é ser sul-mineiro? É ser caipira? Como é a música da região? Quais as influências do Clube da Esquina neste som? O documentário musical “Falsete – o que é de Naturetat, negare pot!“, que será exibido nesta terça, 24, às 22h30, mostra as raízes folclóricas da música do Sul de Minas, contada através de seus personagens – compositores que falam de vida, obra e ainda de aspectos que levam o ouvinte ao entendimento desta música. Ao revelar as conotações de “falsete“, que passam pelo recurso vocal que diferencia a estética da música da região até a vontade de ampliar os limites de expressão do canto, o filme ainda debate o desafio de fazer música hoje.

Entre os compositores personagens do documentário estão Ivan Vilela, Ceumar, Sérgio Santos e Fernando Brant, no que talvez seja seu último depoimento. Clipes de canções entremeiam entrevistas e cenas cotidianas. O filme apresenta Jucilene Buosi, cantora e atriz que conduz os encontros e interpreta as canções do filme. Tem a direção de Rodrigo Infante, produção artística de Wolf Borges e produção de áudio e arranjos de Deivid Santos – todos também personagens sul-mineiros deste Falsete.

O filme, exibido na Faixa de Cinema da Rede Minas, será reapresentado no domingo, às 23h.

       

Deixe um comentário