Festival de Óperas no Harmonia estreia domingo

Programa exibe quatro semanas com grandes apresentações.

O programa de música de concerto da Rede MinasHarmonia, abre a temporada 2021 com o Festival de Óperas. A exibição desse tipo de espetáculo nos grandes teatros do país, ainda tímida devido à pandemia, tem espaço garantido na emissora pública mineira. Durante quatro domingos, às 14h, o público confere, na íntegra, produções de grandes compositores. 

O Festival de Óperas conta com três produções da Fundação Clóvis Salgado: “O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti, “O holandês errante”, de Richard Wagner, e “La traviata”, de Giuseppe Verdi. “Vendado es amor, no es ciego”, de José de Nebra, que foi apresentada durante o 29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, encerra a programação. Confira abaixo as datas de exibição das óperas, que também podem ser vistas aqui no site da Rede Minas:

21/2 – O elixir do amor, de Gaetano Donizetti
28/2 – O holandês errante, de Richard Wagner
07/3 – La traviata, de Giuseppe Verdi
14/3 – Vendado es amor, no es ciego, de José de Nebra

Homero Pérez-Miranda, Fabíola Protzner, Santiago Martínez, Carla Cottini e Homero Velho, em “O elixir do amor” (Foto: Paulo Lacerda)

O elixir do amor

A estreia do Festival de Óperas é com uma obra divertida, jovem e com final feliz. “O Elixir do Amor” é ambientada em uma escola, similar ao universo ‘high school’ americano dos anos 70, mas composta pelo prestigiado italiano Gaetano Donizetti, que nasceu no século XVIII. A mistura ganhou o palco do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e chega pela primeira vez à TV. Com regência de Silvio Viegas, o concerto foi apresentado pela Orquestra Sinfônica de Minas GeraisCoral Lírico de Minas Gerais e os solistas Carla Cotini, Santiago Martínez, Homero Velho, Homero Pérez-Miranda e Fabíola Protzner. O espetáculo contou com direção cênica do argentino Pablo Maritano e envolveu cerca de 300 profissionais do Brasil e da América Latina.

Há quase nove décadas, o Teatro della Canobbiana, de Milão, na Itália, reuniu um grande público para a primeira execução de “O elixir do amor”. Em apenas duas semanas, Gaetano Donizetti compôs aquela que se tornou uma de suas óperas mais amadas. Com muita poesia e música, a obra traz a história do pobre camponês Nemorino, que se enamora pela rica Adina. A bela moça já está apaixonada pelo militar Belcore, de passagem pela região. Para conquistar Adina, Nemorino compra o remédio vendido pelo charlatão Dulcamara.

Deixe um comentário

Categorias