Festa do Rosário é tema de documentário na Faixa de Cinema

combo_cinema

Fotos: Paulo César Ribeiro

Fé, arte, devoção e cultura. A Faixa de Cinema desta sexta, 21/6, às 23h45, exibe o documentário “Rosário de Dores”, do diretor Fernando Camargos. O filme mostra toda a preparação da Festa do Rosário na cidade mineira de Dores do Indaiá que, no mês de agosto, respira e vive o Congado, uma das mais importantes manifestações culturais, folclóricas e religiosas no Brasil.

A obra começou a ser filmada em julho de 2015 e seguiu toda a tradição da festa centenária que, em 2019, completa 187 anos. O registro pioneiro até então contemplou todas as etapas da grande festa de Nossa Senhora do Rosário:  ensaios dos Ternos; novena Preparatória; confecção das roupas e objetos de cenas; instrumentos musicais, festas comunitárias para arrecadação de verbas para os Ternos; festa da Alvorada, levantamento dos mastros e cavalhadas, procissão congadeiras, missa na igreja do Rosário entre tantas outras atividades que fazem do festejo a memória de um passado vivo do Brasil colônia e império.

Até os dias de hoje, “reina e impera pelo teu Santo Rosário” na vida, na fé, na cultura e na história de nosso povo. A festa que surgiu como grito de libertação dos negros ainda cativos na senzala no século retrasado evoca o som festivo das caixas, das canções, os ritmos, as cores das fardas, o som dos fogos, o badalar dos sinos, tudo que ainda vibra no coração e na alma de cada congadeiro, devoto, visitante e turista de Dores do Indaiá.

Ficha técnica:
Duração: 72min
Apresentando: Melissa Xavier e Camilla Rodrigues.
Estrelando: Ângelo Oswaldo de Araújo, Bolívar Lamounier, Dom José Aristeu, Evamir Araújo de Sousa, Evany Chagas Coutinho, Luciana Silva, Ricardo Costa e Ronaldo Costa
Direção: Fernando Camargos
Realização: aldeiafilm
Produção: doc.CRIANÇA
Distribuição: Encripta
Direção de Produção: Breno Silva
Produção Executiva: Diego Della Rocca

       

Deixe um comentário