Faixa de Cinema exibe documentário sobre o rompimento da barragem em Mariana

combomarianaFotos: Maurício Vieira e Érika Vasconcelos

A Faixa de Cinema traz, nesta semana, uma programação especial com a exibição do documentário “Olhar Mariana“. A produção do departamento de jornalismo da Rede Minas foi ao ar originalmente em 5 de novembro de 2016, um ano após a tragédia de Mariana. O documentário será exibido especialmente nesta quarta-feira, 30/01, às 20h45, e na sexta, 01/02, às 23h45.

O especial “Olhar Mariana” é um documentário que relembra o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (acompanhe na Rede Minas a cobertura do rompimento da barragem em Brumadinho). O seu lançamento, em 2016, marcou um ano do pior desastre ambiental do país que despejou mais de 45 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues e se espalhou por outros municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. A onda de lama matou 19 pessoas, deixou centenas de desabrigados e causou graves danos ambientais ao longo da bacia do Rio Doce.

Sob a visão dos jornalistas, o especial Olhar Mariana é uma homenagem às vítimas e uma reflexão pela mineração sustentável. O especial é baseado em depoimentos de repórteres, cinegrafistas e auxiliares da própria emissora que acompanharam de perto os acontecimentos em Mariana, Barra Longa, Governador Valadares e outros municípios atingidos durante as semanas posteriores à tragédia.

Participaram do documentário os auxiliares técnicos Érika Vasconcelos, Maurício Vieira e Michel Campolina; os cinegrafistas Emerton Eleutério, Naiara Guimarães, Sandro Romero e Willian Félix; a produtora e repórter Aline Frazão; e os repórteres Andreza Brito, Carlos Augusto Soares, Érica Vieira e Marcela Martins. A ideia original, produção e edição é de Paolo Xavier, produtor e repórter que também cobriu a tragédia, e o roteiro é de Marcos Maia. A trilha e arte são de Fab Palladino.

       

Deixe um comentário