Faixa de Cinema exibe curtas de diversos estados sobre questões sociais, culturais ou intimistas

A diversidade regional do Brasil vai ao ar na Faixa de Cinema desta sexta (12), às 23h, com curtas do Paraná, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Ceará. “Ela que mora no andar de cima”, “Você tem olhos tristes”, “Pega-se facção”, “5 fitas” e “Noite de seresta” são obras que refletem questões sociais, culturais ou intimistas.

O primeiro curta da noite é “Ela que mora no andar de cima”, do diretor curitibano Amarildo Martins. Nessa comédia romântica, a personagem Luzia vira “cobaia” dos doces e quitutes da vizinha confeiteira, Carmem. A amizade evolui para uma paixão platônica, que traz um novo sabor para os dias amargos de Luzia.

A ficção paulista de Diogo Leite, “Você tem olhos tristes”, traz a história do jovem Luan, um “bikeboy de delivery” de uma cidade grande. Apesar dos preconceitos e obstáculos que seu trabalho lhe impõe, Luan tem sonhos de um futuro melhor. O filme faturou dois prêmios no festival de Gramado.

Vem de Pernambuco o terceiro curta “Pega-se facção”. Dirigido por Thaís Braga e produzido por uma equipe de mulheres, o documentário é um retrato da realidade social e econômica do distrito de Cachoeira Seca, localizado no agreste pernambucano. No local, as facções de costura domiciliar são fontes de renda em substituição à agricultura familiar, interrompida em grande parte do ano pela seca. No filme, mãe e filha disputam um difícil lugar na indústria têxtil local e enfrentam uma rotina de costura pesada.

O curta baiano “5 fitas”, de Heraldo de Deus e Vilma Martins, traz a história dos irmãos Pedro e Gabriel, que recorrem à fé e à tradição para conseguir uma bola de futebol. Para isso, eles rumam em uma aventura no dia da festa do Senhor do Bonfim e vão atrás das fitinhas consagradas ao santo padroeiro para conseguir o objeto de desejo.

Para encerrar a noite, a Faixa de Cinema exibe o documentário “Noite de seresta”, primeira codireção dos realizadores do Ceará, Sávio Fernandes e Muniz Filho. Em noite de seresta, “Kátia” dança, canta e espanta os males. O público, empolgado, também solta a voz enquanto as mazelas da vida se apagam.

Programação da 24ª Mostra de Tiradentes na Faixa de Cinema

Desde o final de janeiro, a Faixa de Cinema (sextas, às 23h) começou a exibir filmes da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, festival que é referência no calendário audiovisual brasileiro e que neste ano, em edição virtual, celebrou 24 anos de muita cultura, diversidade, desenvolvimento social, humano e econômico.

Confira o que vem por aí:

12/02, sexta, às 23h – Ela que mora no andar de cima / Você tem olhos tristes / Pega-se facção / 5 fitas / Noite de seresta
27/02, sábado, às 19h30 – Foguete / Mitos indígenas em travessia / Por outras primaveras A Faixa de Cinema também pode ser vista no nosso site, no mesmo horário de exibição na TV.

Deixe um comentário