Faixa de Cinema apresenta documentário sobre sonhos e desafios de jovens brasileiros na ditadura militar

Crédito: Tiago Arakilian

Os sonhos e os desafios da juventude brasileira durante a ditadura militar são os temas do documentário “Duas Histórias“, na Faixa de Cinema desta sexta-feira (26), às 23h.

O documentário narra a trajetória de dois jovens cujos caminhos se cruzam por um mesmo ideal: uma sociedade mais igualitária e fraterna. Este é o fio condutor do filme assinado pela cineasta Angela Zoé com roteiro de Kika Serra, vencedor na categoria Melhor Roteiro do Festival Internacional de Cinema de Arquivo (REcine, 2013).

A primeira história traz a saga de Irles Carvalho, jovem ativista e militante carioca, representada pela atriz Letícia Sabatella. Irves deixa o Brasil com seu filho Daniel, ainda criança, na clandestinidade para não ser pega pelas forças políticas repressoras dos anos da ditadura brasileira.

Marcos Antônio Meyer, líder do movimento estudantil em Belo Horizonte, nos anos de 1966, completa a outra parte do documentário. Pelo inconformismo e pelas ações em movimentos políticos acabou preso, torturado e depois trocado pelo embaixador alemão.

Essas duas histórias são representativas dos anseios de grande parte da geração de jovens brasileiros num momento sombrio da política nacional. Como define a sinopse oficial da obra “duas experiências com diferentes concepções políticas de resistência à ditadura. Iguais na coragem, na dor, na sobrevivência e superação.”

Ficha Técnica:

Direção: Angela Zoé
Roteiro: Kika Serra
Produção executiva: Daniel de Souza
Diretora de produção: Tainá Prado
Fotografia: Tiago Arakilian
Som direto: Maicon Barcellos
Montagem: Bianca Freire, Felipe Vianna e Raissa Albuquerque
Trilha sonora: Felipe Raticetti
Edição de som: Bruno Maia
Realização: Documenta Filmes

Deixe um comentário

Categorias