Rede Minas debate desafios da comunicação pública

toposite

Nos dias 14 e 15 de maio, a Rede Minas ampliará o debate sobre comunicação pública iniciado no Ciclo de Debates Desafios da Comunicação Pública, realizado juntamente com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Rádio Inconfidência, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e o Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel).

O evento tem o objetivo de avaliar o cenário da comunicação pública em Minas Gerais e estabelecer parâmetros de planejamento, implementação, avaliação e monitoramento de políticas públicas de comunicação social. Entre os temas abordados estão a expansão dos meios de comunicação públicos para o interior de Minas Gerais, o financiamento destes canais de comunicação, além dos desafios e limites do sistema digital.

As inscrições para participação podem ser feitas a partir do dia 20/04, quarta-feira, pelo site da ALMG. Para mais informações, os telefones de contato são (31) 2108-7800 (31) 2108-7686.

Na ampliação do debate com representantes das emissoras afiliadas que acontecerá na Rede Minas, os participantes terão a oportunidade de discutir diferentes aspectos da produção de conteúdo, além de questões técnicas e jurídicas.

Programação na Rede Minas

Sábado – 14 de maio
8h30 – Abertura: presidente da Rede Minas, Israel do Vale;
8h45 – Apresentação da programação e novos formatos – Ana Tereza Brandão e Leandro Lopes;
9h – Painel 01 – Política de relacionamento e rede – Convidado: Marcus Gimenez, subsecretário de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais;
10h – Apresentação de cases – Emissoras do Interior;
11h – Mesa de debate: A Visibilidade do interior no Espaço Público de Comunicação – todos os dirigentes, jornalistas, técnicos, e programadores convidados, profissionais da casa.
11h – Mesa de debate: apresentação do modelo jurídico de parceria a ser construída, através da apresentação de minuta do contrato a ser firmado com as afiliadas / parceiras. – Institucional: Israel do Vale, dirigentes das emissoras parceiras, assessorias jurídica e de Marketing da Rede Minas.
12h30 – Intervalo para o almoço
13h30 – Workshop – A linha editorial na TV pública – Público alvo: jornalistas, produtores, repórteres, cinegrafistas, editores de texto e imagem, apresentadores. Pessoal do conteúdo do dia-a-dia da produção e redação:
– Izabel Zoglio – definição de conteúdo e tratamento da pauta (10 min);
– Karina Castro – o dia a dia na Rede /contato com as afiliadas (10 min);
– Cibele Penholate – fechamento/edição (10 min);
– Erica Toledo – pauta/apuração (10 min);
– Simone Pio – reportagem/edição (10 min).
13h30 – Workshop – A convergência digital e a formatação de conteúdos: Transição do sistema analógico para o digital para geradoras e retransmissoras, e apresentação de protocolo técnico de cooperação entre emissoras afiliadas. Engenheiros e diretores e profissionais da área técnica das emissoras convidadas – MEDIADORES: – Luiz Meireles – diretor Técnico da Rede Minas / e Pedro Velasquez – gerente Técnico.
15h – Apresentação do projeto do jornal de rede, formação das faixas de horários jornalísticos, sugestões de alinhamento de grade de programação. Apresentação: Romina Farcae – Gestora de Redes, e Túlio Ottoni, diretor de Jornalismo (construção coletiva) – dirigentes e jornalistas das emissoras parceiras, produtores, repórteres, chefes de reportagem e diretores de redação.

Domingo – 15 de maio
9h – Visita de apresentação da nova sede da Rede Minas;
11h – Encerramento.

       

Deixe um comentário