Espetáculo celebra os vencedores do 2º Prêmio da Música Popular Mineira

Show é transmitido, ao vivo, pela Rádio Inconfidência e Rede Minas

A voz de Minas Gerais soa alto no microfone na próxima quinta-feira (10/3). Os vencedores da segunda edição do Prêmio da Música Popular Mineira sobem ao palco para celebrar a vitória. O show é no teatro Centro Cultural Unimed-BH, mas a plateia acompanha de casa o evento. A transmissão acontece, ao vivo, pela Rádio Inconfidência e Rede Minas. O espetáculo traz artistas mineiros que apresentam um repertório misto.

O show do 2º Prêmio da Música Popular Mineira será transmitido nesta quinta-feira (10), às 20h, pela Rede Minas, aqui no site, na Rádio Inconfidência e pelo YouTube da Rádio Inconfidência.

Nesta edição, foram 420 inscrições de compositores, músicos e intérpretes mineiros que concorreram, em categorias diversas, a “Melhor música” e “Melhor álbum”. Desses, 269 foram habilitados para a seleção. Os vencedores foram escolhidos por um júri formado por especialistas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco e recebem prêmios de R$ 7 mil e troféus.

Melhor música

Quem conquistou os prêmios de “Melhor música” foram Aline Calixto, com “Pulando com os caboclos”, categoria obra infantil; Fabrício Conde, com “Oscar, Martin, José”, categoria instrumental; Maíra Manga com a composição “Raoni”, categoria MPB e afins; Max Antônio Vieira, com “Contemporaneidade”, categoria pop, rock e afins; e Alexandre José Pinheiro Neto, com “Sabarabuçu”, na categoria regional, indígena e afro-mineira.

Melhor álbum

A edição também premiou artistas e bandas mineiras por “Melhor álbum”. Os ganhadores foram Duo Mitre, com álbum “Seiva”, categoria instrumental; Marinho Sam, com “Sete cores”, categoria MPB e afins; Felipe de Oliveira, com “Terra vista da lua”, em pop, rock e afins; e, para encerrar, Sérgio Pererê, com o disco “Coração de marujo”, na categoria regional, indígena e afro-mineira.

A Rádio Inconfidência

A premiação é uma iniciativa da Rádio Inconfidência. Há mais de 85 anos no ar, a Rádio mostra mais um capítulo acrescido à história.

“Entre ritmos, tendências e influências que vão dando o tom e embalando às nossas vidas, a “Gigante do Ar” (AM 880) e a “Brasileiríssima FM” (100,9) seguem firmes na missão de sintonizar o que temos de melhor: uma seleção de canções inesquecíveis. E como não vivemos apenas de sucessos, as emissoras se tornaram conhecidas também pela vanguarda. Ao apresentar a todos a nossa nova música popular, representante de um Estado reconhecido internacionalmente pela qualidade e apuro musicais, mais uma vez a emissora deixa uma marca de inovação em seu tempo. Por que aqui é assim: se a música é boa, ela toca primeiro na Rádio Inconfidência.”

Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Empresa Mineira de Comunicação

Minas Gerais – celeiro da música reconhecida no mundo

Em Minas Gerais nasceu o movimento “Clube da Esquina”, com canções e vozes que se tornaram conhecidas no Brasil e no mundo. Muitas dessas músicas foram assinadas pelo compositor Fernando Brant, homenageado no 2º Prêmio da Música Popular Mineira. O estado é celeiro da arte, com nomes como Clara Nunes, Ary Barroso, Skank e Marina Sena. O prêmio valoriza a nova geração e promove o reconhecimento. Essa vitrine teve o olhar atento de quem entende e faz  diferença na cena musical. Foram jurados o jornalista e crítico musical Mauro Ferreira, de São Paulo, a cantora e violonista Socorro Lima, da Paraíba, a produtora cultural Karina Hoover, de Pernambuco, o pianista e compositor Benjamim Taubkin, de São Paulo, e o poeta mineiro Ricardo Aleixo, também compositor.

O 2º Prêmio da Música Popular Mineira é promovido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Rádio Inconfidência. Com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, busca valorizar e reconhecer os talentos mineiros e promover a música produzida no Estado.

Deixe um comentário

Categorias