Especial da Faixa de Cinema traz filmes da Mostra de Cinema de Fama

A 4ª edição da Mostra de Cinema de Fama é o destaque da programação especial da Faixa de Cinema desta semana. Nos próximos dias 18, 19 e 20/6 serão exibidas nove obras participantes do festival. E em agosto o público poderá conferir os curtas vencedores da mostra.

No dia 18/6, às 23h, será exibido “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito”, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali. No documentário, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir após passarem alguns meses na Aldeia Verde. O filme registra os preparativos e a grande festa para sua despedida.

Sueli e Isael Maxakali são um casal de cineastas do povo indígena Tikmũ’ũn (Maxakali), habitantes do Vale do Mucuri. Nos últimos anos o casal tem se dedicado ao registro fílmico da história e dos rituais do seu povo. Juntos, co-dirigiram também o filme “Quando os Yãmĩy Vêm Dançar Conosco” (2011). Venceram o Prêmio Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres na Mostra Tiradentes 2020.

Já no sábado e no domingo, a Faixa de Cinema leva ao ar uma série de curtas. No dia 19, às 19h30, serão exibidas obras da Mostra Faminha para as crianças: os “Pinguinics – O ataque vem do polo“, de Sérgio Martinello; “Vento Viajante“, dos alunos da Rede Pública Municipal de Icapuí/CE ; “Dias felizes“, de André Santos; e “Vida dentro de um melão“, da diretora mineira Helena Frade.

No dia 20, a programação começará a partir das 22h com filmes da Mostra Mineira e da Mostra Fama: “Fragile“, do mineiro Ramon Faria; “Aperto“, de Alexandre Estevanato; “Do outro lado“, de David Murad; e “A vida é coisa que segue“, de Bruna Schelb Corrêa.

A Mostra de Cinema de Fama é realizada desde 2017 na cidade de Fama, no sul de Minas Gerais. As exibições acontecem ao ar livre, às margens do Lago de Furnas. Por conta da pandemia, esta edição acontece online, com toda a programação transmitida gratuitamente no site do evento.

Confira a programação:
18/6, às 23h: “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito”.

19/6, às 19h30: “Pinguinics – O ataque vem do polo”, “Vento Viajante”, “Dias felizes” e “Vida dentro de um melão”.

20/6, às 22h: “Fragile”, “Aperto”, “Do outro lado” e “A vida é coisa que segue”

Deixe um comentário

Categorias