Especiais de música e retrospectivas marcam a programação de fim de ano

O fim de ano na Rede Minas terá uma programação especial com retrospectivas e shows inéditos com ritmos que vão do erudito à MPB, ao rap e ao pop internacional. A programação ainda conta com especiais da emissora parceira TV Brasil. Na noite de Natal, a música clássica dá o tom das celebrações. Com a chegada do Ano Novo, o Agenda e o Alto-Falante nos lembram o que marcou o ano nas artes e música.

Saulo Laranjeira

10h30 – NATAL EUROPEU
O Camarote.21 fala sobre o Natal em algumas cidades da Europa, como Aachen, na Alemanha, e uma cidade feita de pão de mel, na Noruega.

16h – SAULO LARANJEIRA
Hypershow exibe o show “Lua Clareou”, que se tornou o primeiro DVD da carreira do Saulo Laranjeira e contou com convidados especiais: Telo Borges, Titane, Miltinho Edilberto, Saldanha Rolim e Tuca Graça.

22h – ROSA PASSOS CANTA TOM JOBIM
O Noturno apresenta o show que fez parte da programação do Savassi Festival 2017 e homenageou os 90 anos de Tom Jobim.

Fim de ano 2017

20h – CHICO CÉSAR E OSMG
Para celebrar a noite de Natal, o Harmonia apresenta um encontro mágico entre o popular e o erudito. “Estado de poesia” é o nome do álbum mais recente do cantor e compositor Chico César. E estado de poesia também foi o tom da noite em que o músico se juntou à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais para um lindo concerto da série Sinfônica Pop. A apresentação foi marcada pela arte sonhadora e liberta de Chico César, cuja poesia também é um gesto político, e ganhou ainda mais lirismo com os arranjos feitos especialmente para a orquestra.

21h – BIBI FERREIRA
A diva Bibi Ferreira mostra seu talento no show “Por toda minha vida”. Com 95 anos de idade e mais de 75 nos palcos, a artista conta histórias de sua trajetória e relembra episódios marcantes da carreira durante o musical.

22h – ELIANE COELHO
Em uma edição especial, o programa Partituras traz o recital da soprano Eliane Coelho, estrela internacional e dona do título de kammersängerin (cantora-residente) da Ópera de Viena. A artista é acompanhada ao piano pelo mineiro Gustavo Carvalho em composições do austríaco Hugo Wolf na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

23h – BALÉ “O QUEBRA-NOZES”
Um clássico, considerado um dos balés mais encenados do mundo, embala a ceia de Natal. É o espetáculo “O Quebra-Nozes”, em performance da Companhia Brasileira de Ballet. O clássico é fruto do encontro do célebre conto de Alexandre Dumas com a música de Tchaikovsky.

Fim de ano 2017 - Agenda
25/12
16h30 – MÚSICA ANIMADA
Especial traz o show “Chico e Vinícius para Crianças”, com o repertório dos compositores Chico Buarque e Vinicius de Moraes para a garotada.

17h – CINDERELA EM ROMA
Dois episódios da produção italiana “Cinderela em Roma”. A versão do tradicional conto de fadas é ambientada na capital do país no pós-Segunda Guerra Mundial.

26 A 29/12
19h – RETROSPECTIVA DO AGENDA
O Agenda recebe uma série de convidados para relembrar momentos culturais marcantes de 2017. Na terça, 26, Thiago Pereira e Paulo Proença falam sobre música; quarta, 27, Carolina Braga e Bremmer Guimarães conversam sobre teatro; a sétima arte é tema de quinta, 28, com Marcelo Miranda e Gustavo Rezende; para encerrar a retrospectiva, e marcando a despedida do apresentador Fernando Tibúrcio da atração, a equipe do Agenda se reúne na sexta, 29, para bater um papo sobre as polêmicas e desafios do jornalismo cultural.

Fim de ano 2017
16h – AGGEU MARQUES & THE YESTERDAYS
O Hypershow exibe o show “Paul & Wings”, que traz canções compostas por Paul McCartney durante o período em que fez parte da banda inglesa Wings, com sucessos de sua carreira nos anos 1970.

17h – DESTAQUES DO ANO NA MÚSICA
Muita música para todo mundo relembrar quem produziu as melhores músicas, clipes e discos deste ano. O Alto-Falante especial da “quase” virada destaca alguns dos artistas que foram destaque em 2017, entre eles, Lorde, The National e St. Vincent, na ala internacional, e o músico Tim Bernardes e o rapper Rincon Sapiência, na ala brasileira.

22h – MARCELO MARIANO, CÉSAR CAMARGO MARIANO E ED MOTTA
O Noturno apresenta o show de Marcelo Mariano que conta com o cantor Ed Motta e seu pai, o pianista César Camargo Mariano. No repertório, músicas de sua carreira e que integrarão seu primeiro álbum.

Fim de ano 2017
20h – FLÁVIO RENEGADO E ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS
Na virada de ano, o Harmonia mostra com exclusividade trechos de mais um espetáculo que reúne o popular e o erudito. Flávio Renegado é um dos maiores nomes do rap contemporâneo feito aqui em Minas Gerais. A Orquestra de Câmara Sesiminas tem mais de 30 anos de tradição e nasceu do desejo de aproximar trabalhadores da indústria da música erudita. Em novembro deste ano, mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, a Sala Minas Gerais foi palco de um espetáculo diferente: a Suíte Masai. Os violinos, violas e violoncelos da Orquestra de Câmara Sesiminas trocaram, pela primeira vez, as partituras clássicas pelo rap. As letras melódicas e a crítica social de Flávio Renegado ganharam arranjos eruditos e ocuparam a sala de concerto mais sofisticada de Belo Horizonte.

       

Deixe um comentário