#DRUMMOND115 celebra o aniversário de Carlos Drummond de Andrade

drummond115

Pela primeira vez, Belo Horizonte irá sediar um evento de grande porte em homenagem ao aniversário de 115 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, o Sempre Um Papo vai apresentar à cidade o #Drummond115, com o patrocínio da Codemig e do Governo de Minas Gerais e apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Educação, Servas, Biblioteca Pública Estadual, BDMG Cultural, Circuito Liberdade e Iepha, Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Estão previstas diversas atividades culturais, sendo que a maioria delas irá acontecer na Biblioteca Estadual de Minas Gerais, na Arena do Rainha da Sucata e no Circuito Liberdade. Mas “Blitz Literárias” e intervenções artísticas vão percorrer outros pontos de Belo Horizonte. Produzido pela Rubim Produções, o evento foi desenvolvido com base em quatro grandes abordagens: cultura, educação, gastronomia e Inclusão social.

As ações do #Drummond115 permeiam a educação, cultura, inclusão social e gastronomia, culminando com a conferência “O Segundo Drummond” com o imortal Antônio Carlos Secchin.

Você encontra a programação completa na página do #Drummond115 e confira a matéria sobre o evento, realizada pelo Jornal Minas.

Festival Drummond exalta o poeta em Itabira

Entre os dias 28 e 31/10 a Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e do grupo teatral Latrupe, promove o 1° Festival Drummond – Festa Literária de Itabira.

22550298_724655141059831_564481848064546020_o

Com a proposta de celebrar a literatura, o 1º Festival Drummond trará palestras, escritores, contação de histórias, mesas redondas e grandes shows. Além disso, o público poderá participar de bate-papos, oficinas e lançamentos de livros. Todos os eventos serão gratuitos e realizados no Memorial Carlos Drummond de Andrade – Pico do Amor – onde tendas estarão montadas para as diversas atrações culturais programadas.

Uma delas será o poeta da literatura de cordel Bráulio Bessa. Juarez Nogueira, uma das maiores influências no campo da redação voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também marcará presença no evento. O festival contará ainda com palestras de grandes nomes da literatura nacional, como Ronaldo Simões, Sheila Paiva, Fabiana Schimitz, Alberto Villas e Francisco Gregório. O secretário Angelo Oswaldo também participa da programação.

A Concha Acústica, mais uma vez, será palco para grandes apresentações, como Marcus Viana e Transfônica Orkestra. Um dos principais compositores da música instrumental brasileira, Marcus Viana criou o grupo que apresenta elementos sinfônicos fundidos às raízes brasileiras e afro-ameríndios. Outra importante atração é o Clube do Choro de Belo Horizonte, que fará um espetáculo com a participação do jornalista Acir Antão, da emissora de rádio mineira Itatiaia.

Os eventos e informações sobre todas as atrações programadas, bem como a estrutura preparada para o Festival Literário de Itabira já está no site.

       

Deixe um comentário