Documentários da Faixa de Cinema trazem personagens femininas icônicas

Crédito: Direção de Fotografia Coletiva / Anna Zêpa e Mylena Sousa / João Pedro Ruiz Zanotti

Em parceria com a Coletiva Malva, a Faixa de Cinema exibe três documentários sobre personagens femininas icônicas, nesta sexta (24), às 23h. As produções participaram da 6ª Mostra de Cinema Feminista e transportam o público para diferentes tempos e lugares no Brasil. As histórias de mulheres inovadoras e corajosas, que ousaram desafiar as normas e enfrentaram o preconceito e a repressão, estão nos filmes “Ana Terra”, “Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro” e “Inês”.

Com direção coletiva dos alunos do Sesc Arapiraca de Alagoas, o documentário “Ana Terra” retrata uma mulher autêntica. A artista arapiraquense Ana Maria Macedo Terra é dona de um jeito irreverente e admirada por toda cidade. O curta percorre pelas ruas contemporâneas os caminhos irregulares existentes na vida da personagem. Já a obra “Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro”, da diretora Anna Zêpa, é um documento cênico que compartilha pistas sobre a escritora paulista que vendeu milhões de livros e mergulhou no esquecimento. O filme desvenda a trajetória da autora perseguida e acusada de ser sensacionalista nos anos 60 e 70.

O filme “Inês”, da diretora Alice Besen, traz o resgate das transformações das memórias do período da ditadura militar em performances. A personagem Inês é uma atriz de 69 anos que cria uma narrativa de fragmentos de sua própria vida. Converte as lembranças da juventude como artista e guerrilheira em percepções sobre as relações entre a arte e política, presentes em sua história.

Deixe um comentário

Categorias