Documentário sobre a viola mineira encerra programação especial sobre patrimônio cultural na Faixa de Cinema

combo_violafazertocarmg

Encerrando a programação especial sobre patrimônio cultural, a Faixa de Cinema desta sexta, 28/8, às 23h30, exibe o documentário “Violas – O fazer e o tocar em Minas Gerais”, de Felipe Chimicatti e Rafael Bottaro. O filme aborda o contexto social e histórico, em Minas Gerais, da viola, seus tocadores e fazedores que, por meio da diversidade de modos de tocar, tornaram-se elementos fundamentais tanto do cotidiano mineiro quanto das principais celebrações e expressões culturais do estado.

A obra foi produzida em 2018 juntamente com os estudos para tornar as violas um patrimônio cultural de Minas Gerais. No documentário, são entrevistados mais de 20 violeiros, fazedores de viola e pessoas relacionadas as práticas culturais das quais o instrumento faz parte, como as folias, o congado e a catira, por exemplo. O filme passa por várias regiões do estado, como o norte de Minas, o triângulo mineiro e a região de Jequitibá, para mostrar a importância cultural da viola.

Ficha técnica:

Ano de produção: 2018
Duração: 21’ 30’’
Direção: Felipe Chimicatti / Rafael Bottaro
Direção de fotografia: Felipe Chimicatti
Câmera adicional: Pedro Carvalho
Som direto: Rafael Bottaro / Pedro Carvalho
Mixagem: Denis Martins
Montagem: Pedro Carvalho
Produção: Ana Paula Lessa Belone / Débora Raiza Carolina Rocha Silva / Felipe Chimicatti
Legendagem: Gabriela Albuquerque
Materiais de arquivo: Museu de Imagem e Som de Belo Horizonte – Cinejornais / Rede Minas – Noturnos nos Museus / TV Cultura – Viola Minha Viola / Universidade Estadual de Minas Gerais – Show do Zé Côco do Riachão

       

Deixe um comentário