Documentário retrata as margens do Brasil na Faixa de Cinema

Crédito: Leandro HBL

Na Faixa de Cinema desta sexta-feira, às 23h, o documentário “MARGENS”, de Leandro HBL, percorre caminhos pelo Brasil. O filme conta a história da viagem de dois amigos na tentativa de fazer um filme sobre as margens das estradas brasileiras. O longa expõe um país rico em diversidade, em contrastes, em criatividade e em sofrimento.

“MARGENS” é um projeto fotográfico e um filme/diário em que a margem do caminho torna-se o centro. O projeto partiu de uma pesquisa do diretor, Leandro HBL, sobre as estradas que ligam os maiores centros urbanos do Brasil. Ao lado do produtor Amiten, o cineasta iniciou a jornada que se tornaria o filme.

“Procurávamos casos extremos de pessoas que foram tentar sobreviver morando nas margens destas estradas. Nós queríamos entender o que leva as pessoas a construírem suas vidas ao longo de tais caminhos, tentar entender suas razões, sua força interior, seu sofrimento, sua dignidade”, explica.

No documentário, as experiências dos viajantes ao longo dessas estradas é o que determina também os passos seguintes dessa jornada. “Tudo paira sobre os olhos do espectador quando ele pára não só para ver mas também para contemplar”, comenta o diretor.

Deixe um comentário