Djamila Ribeiro é a segunda entrevistada do Voz Ativa

Djamila é a segunda entrevistada do Voz Ativa. FOTO: Lilian Lacerda

Djamila é a segunda entrevistada do Voz Ativa. FOTO: Lilian Lacerda

Depois do sucesso da estreia com a participação de Zé Celso Martinez, o Voz Ativa recebe a filósofa Djamila Ribeiro, para falar sobre feminismo, política e racismo.

Nascida em Santos, litoral paulista, filha de operário comunista, Djamila é mestre em filosofia política e feminista. Foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, durante a gestão do prefeito Fernando Haddad. Colunista do site da revista Carta Capital, é autora do livro “O que é lugar de fala?”. Escreveu também o prefácio da edição brasileira de “Mulheres, raça e classe”, de Angela Davis, uma de suas referências teóricas e políticas.

Questionando quem tem direito à voz numa sociedade que tem como norma a “branquitude”, a masculinidade e a heterossexualidade, ela defende a importância de romper com a perspectiva única, de modo a propiciar uma multiplicidade de vozes. Djamila retoma a reflexão feminista clássica, trazendo para o debate a contribuição de pensadoras contemporâneas como Patricia Hill Collins, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro.

Atuante nas redes sociais, Djamila também não poupa a esquerda ortodoxa e os teóricos que têm feito restrições às políticas de afirmação da identidade feminina e negra. De acordo com Luiza Castro, presidente da Rede Minas, “Djamila é uma pensadora do nosso tempo e das nossas questões mais profundas. Tem tido coragem e generosidade em levar suas reflexões para todos os espaços e a comunicação pública precisa estar aberta às suas ideias”.

O Voz Ativa vai ao ar pela Rede Minas toda segunda-feira, às 22h15. Em edição especial para rádio, com uma hora de duração, será apresentado às terças-feiras, às 21h, na Inconfidência FM e aos domingos, às 22h, pela Inconfidência AM.

Acompanhe o Voz Ativa no FacebookTwitterInstagram e YouTube.

Confira como foi o programa:

       

Comentários

  • Por ivan - em Responder

    Parabéns a todos, pelo excelente programa! Gostaria de dar sugestões de temas:
    1- Mitologia.
    2- Religiões Comparadas: Budismo, Hinduiísmo, Taoísmo, Zen-Budismo.
    5- Esoterismo.
    6- A cada começo de ano um astrólogo para analisar o mapa do Brasil, um Tarólogo.
    7- Sociedades Secretas: Antiga e Mística Ordem Rosa-Cruz, Maçonaria, Sociedade Teosófica, Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento, Gnose, Antiga Escola do Tarô.
    8-Misticismo.
    9-Meditação.
    10- Idioma Esperanto.
    11-Retórica Clássica e Oratória.
    12- Leitura Corporal.
    Um abraço a todos!

  • Por Jucirley Nazário - em Responder

    Parabéns a REDEMINAS e ao Governo de Minas Gerais por esse brilhante programa que conta com a grande participação de um dos maiores jornalistas do Brasil que é Florestan Fernandes Jr, filho do grande filósofo e sociólogo Florestan Fernandes (Vicente).

Deixe um comentário