“Digitaliza Minas” é lançado em Leopoldina, na Zona da Mata

Projeto do Governo de Minas Gerais leva sinal digital para todo o estado e agrega conteúdo direcionado à educação na programação da emissora pública Rede Minas

Foi em um prédio histórico de Leopoldina, na Zona da Mata, que foi dada a largada da cobertura digital de televisão em todo o estado de Minas Gerais. O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (Rede Minas e Rádio Inconfidência), Sérgio Rodrigo Reis, e autoridades do município estiveram reunidos no Centro Cultural Mauro de Almeida, nesta quarta (18/05), quando foi lançado o “Digitaliza Minas”. O projeto garante o sinal digital em cidades mineiras que ainda não foram beneficiadas pela tecnologia. A ação inovadora permitirá a transmissão da programação da Rede Minas e a criação de outros canais. É a multiprogramação, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e da EMC para levar conteúdo educativo para a tela da TV.

A iniciativa ousada coloca Minas Gerais na frente. “Não é pouca coisa chegar com sinal de TV e multiprogramação nos 853 municípios. Acho que não existe projeto parecido no mundo”, diz o diretor de Telecomunicações e Expansão da EMC, Edson Siquara. “É um dia que vai ficar na nossa história”, destaca Sérgio Rodrigo Reis, que completa: “inauguramos aqui, hoje, o maior projeto de inclusão digital do Brasil, dadas as dimensões de Minas Gerais”. O presidente da EMC, que gerencia as emissoras públicas mineiras, fala sobre o empreendimento. “Há dois anos, quando a gente chegou, a TV pegava em 302 cidades, a maioria com sinal analógico. A nossa perspectiva era de que, em 2023, quando o sinal analógico for desligado no país, a Rede Minas iria diminuir o alcance para 50 cidades que têm o sinal digital. A nossa perspectiva era muito ruim”. Com o “Digitaliza Minas” essa realidade mudou. O projeto já teve início com a instalação de transmissores em 33 municípios. No total, serão 332 cidades, sobretudo as acima de 50 mil habitantes, que vão receber antenas garantindo o acesso gratuito ao sistema digital, em um investimento de R$ 74 milhões do Governo Estadual.

A TV digital chega em todo o Estado e com novidades. Além da programação da Rede Minas, outros três canais vão ser implantados dedicados à educação e ao conhecimento. Além da programação atual, dois canais serão reservados, exclusivamente, à educação e outro ainda está em fase de planejamento. A ação é da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Empresa Mineira de Comunicação. As opções vão permitir a aplicação de um novo conceito que leva a escola à casa do aluno, combinando o ensino presencial com o ensino a distância. A medida não visa substituir o ensino presencial, mas será uma importante ferramenta para garantir o acesso ao conteúdo da grade escolar e opções diversas. Hoje, a Rede Minas é a maior produtora de conteúdo local e a inserção da multiprogramação acresce, ainda mais, esse conteúdo. “É a televisão aberta, a televisão de graça, a televisão que está nos lares da maioria do povo levando educação, conhecimento, cultura, entretenimento, oportunidades para todos os mineiros”, comemora Sérgio.

“Leopoldina está radiante por ser a primeira cidade mineira a receber um canal desse projeto Digitaliza Minas”, disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz durante o evento. Na oportunidade, ressaltou: “não é um canal. São quatro canais digitais focalizando vários aspectos do nosso dia a dia”, diz ele, que salienta a importância da ação para o desenvolvimento do município e da região. Pedro Ferraz também frisou o trabalho que vem sendo feito pela Rede Minas. “Instituição tão importante para Minas Gerais que continua teimando em vender a mineirice, a mineiridade, fazendo com que ela faça parte da nossa vida e que dê exemplos para Minas e para o Brasil”, disse.

Os eventos que celebram o “Digitaliza Minas” continuam em todo o estado. Nas semanas seguintes, o lançamento se estende para outras regiões. No mês de maio, as cerimônias acontecem em Congonhas do Norte, na região central, e Salinas, norte de Minas.

Veja como foi o evento de lançamento do Digitaliza Minas:

Comentários

  • Por Leonardo Soares - em Responder

    Sou de Santa Luzia e, nos últimos anos, não conseguia receber o sinal digital da Rede Minas. Fazia a busca de canais constantemente, porém sem sucesso. Agora, em março de 2023, finalmente estou conseguindo assistir. Também fiquei contente
    com a iniciativa dos canais voltados à educação.

    A Rede Minas deve continuar cumprindo seu papel de televisão educativa e cultural, sendo uma alternativa de qualidade para quem não tem interesse na péssima programação da TV aberta corporativa.

    Parabéns à Rede Minas e à equipe de tecnologia pela expansão do sinal!

  • Por Rober Pessoa - em Responder

    Boa noite
    Aqui em Lafaiete é muito difícil sintonizar a Rede Minas pela TV Lafaiete devido a antena da TV Lafaiete, vários bairros fica sem o sinal, tem como rever esta situação.

  • Por Leonardo - em Responder

    Voltando aqui para dizer que o sinal da Rede Minas continua muito ruim aqui em Santa Luzia – MG, bairro São Benedito.
    Fica mais fora do ar do que funcionando!
    Uma pena mesmo.

  • Por Cicero - em Responder

    Uma sugestão. A Rede MINAS tem três canais digital repetidos a mesma programação de aulas.
    Pensando nisso, bem que poderia exibir os acervos da Rede MINAS que já foram exibidos nos anos 80, 90, 2000.
    Na programação de um canal digital da Rede MINAS. Para os mineiros assistir o que passou na época . Programas, documentários, campanhas educativas, desenhos antigos, eventos, reportagens, séries.
    Seria bem interessante. Melhor que repetir em três canais a mesma aula. Está dando bobeira. Um canal digital é o suficiente para educação transmitir aulas.

  • Por telespetadores do sinal digital terrestre de Lima Duarte MG - em Responder

    Na cidade Lima Duarte – MG o canal 10.1 Rede Minas está saindo do ar diariamente na torre da tv digital.
    Alguns acreditam que é a própria prefeitura de Lima Duarte que está desligando a transmissão do sinal digital da Rede MINAS e de outros canais. Pois acontece por volta das 19h e fica fora do ar até às 7h da manhã do dia seguinte. Só mantém funcionando 24 horas a TV Integração Globo e Sbt Alterosa.
    A transmissão da torre da tv digital da cidade Lima Duarte MG está deixando a desejar.
    Precisa conversar com o responsável da prefeitura de Lima Duarte pra saber o por quê que desligam a Rede MINAS e a TV Brasil nestes horários enquanto que a TV Integração Globo. e a TV Alterosa Sbt funciona 24 horas normal transmitindo na torre de tv digital?
    Se é pra economizar na conta de luz ?

    Queremos a transmissão digital da Rede MINAS e da TV Brasil 24 horas no ar pra todos assistir.
    A população pagamos impostos para a prefeitura de Lima Duarte investir nossos impostos no bem estar da população .

Deixe um comentário

Categorias