Curtas belo-horizontinos encerram especial com obras da 6ª Mostra de Cinema Feminista

Questões sobre raça, gênero, orientação sexual e política são abordadas nas obras desta sexta

Créditos: André Vitor / Maria Leite / Gabriela Luíza / Dévora MC / Alice Andrade Drummond
Créditos: André Vitor / Maria Leite / Gabriela Luíza / Dévora MC / Alice Andrade Drummond

A Faixa de Cinema chega à quarta e última semana da programação especial com a 6ª Mostra de Cinema Feminista. Nesta sexta, 01, às 23h, documentários, ficções e curtas experimentais encerram a parceria da atração com o Coletiva Malva, organizador do evento. Dirigido por mulheres cineastas da capital mineira, os filmes “Coragem!”, “Silêncio”, “Drama Queen”, “Sapatão: uma racha/dura no sistema” e “Plano controle” estabelecem diálogos importantes com o público.

Coragem

O documentário de Mel Jhorge, enaltece a cultura negra e mostra a união feminina. Duas mulheres que estavam perdidas diante das complicações da vida se encontram. Guiadas pela fé, buscam ressignificar a poesia e a música como uma nova forma de se expressar.

Silêncio

O período de quarentena imposto pela pandemia resultou no curta de Maria Leite. Na produção, a diretora evidencia o desafio caótico de trabalhar em casa com os barulhos da vizinhança. A reinvenção das tarefas diárias é o que auxilia a personagem a lidar com os incômodos que a cercam.

Drama queen

O documentário experimental de Gabriela Luíza, traz um enredo divertido da diretora que tenta realizar um documentário clássico, mas cria um filme-ensaio. A arte dramática se transforma em uma realidade trágica e cômica.

Sapatão: uma racha/dura no sistema

O cansaço da rotina intensa de trabalho é tema da ficção experimental de Dévora MC. O filme mostra o último dia de trabalho de uma entregadora de aplicativo, que rompe com padrões e, em um desabafo, cria rachaduras sobre a consciência de classe.

Plano controle

Encerrando a sessão especial, o ficcional de Juliana Antunes. Na obra, a personagem Marcela quer conhecer o mundo. Ela busca no serviço de teletransporte a fuga do Brasil quando o país vive um cenário político caótico com a destituição da primeira mulher eleita presidente.

Mais da Faixa de Cinema

A Faixa de Cinema vai ao ar às sextas, às 23h. Também pode ser vista, no mesmo horário, aqui no site. Acompanhe as novidades e programação pelo Instagram da Faixa de Cinema.

Deixe um comentário

Categorias