Cotidiano rural do interior mineiro em destaque na Faixa de Cinema

combo_interiormg

Assuntos do cotidiano rural com resgaste de histórias do povo simples do interior mineiro abrem a Faixa de Cinema de agosto, dia 2, sexta-feira, às 23h45. “Pai filho e Espírito Santo”, “Queijo Canastra” e “Boi Carreiro” são curtas metragens do diretor Wagner Indaiá, nascido em Dores do Indaiá, Minas Gerais.

Com o pseudônimo de Indaiá, o diretor e documentarista, com especialização em vídeo rural, busca temas relacionados ao sertão e sua gente. Seus filmes trazem a poesia do campo, a simplicidade da roça em arte que o próprio Wagner considera como patrimônio incondicional das coisas simples da vida.

PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO
O curta retrata a fé contida em histórias doces e emocionantes. Tia Lia; Balaio, Zé Santana e Oliveira são personagens que leva o espectador a um mergulho no mundo rural. Um sentimento parecido de grandeza espiritual toma o coração e a alma de Balaio, o homem, que quando menino de saúde frágil, foi salvo pelo compromisso de fé feito ao céu pela mãe. Hoje carrega consigo em honra a promessa materna com a santa missão, a cruz, símbolo da sua gratidão pela vida.

Pai, Filho e Espírito Santo - Faixa de CinemaFicha técnica
Direção: Wagner Indaiá
Fotografia: Ronaldo Café
Câmera: Beto Oliveira
Voz: Lauro Moreira
Finalização: Glauco Carniel
Áudio: Júnior Barta

QUEIJO CANASTRA
Minas Gerais traz no cheiro, nos versos e na sua gente um tesouro imaterial. Às margens de ribeirões, Tapiraí, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita, Piumhi, Delfinópolis e São Roque de Minas, formam o circuito dos sete municípios produtores do legítimo queijo minas artesanal da Serra da Canastra. A tradição secular é uma herança portuguesa e persiste ao tempo. Patrimônio Cultural do Brasil desde 2008, o queijo Canastra é feito da amizade do homem com a natureza.

Queijo Canastra - Faixa de CinemaFicha técnica
Direção: Wagner Indaiá
Fotografia: João Lima
Câmera:Beto Oliveira
Voz: Lauro Moreira
Finalização: Miqueias Diníz
Montagem: Rafael Oliveira
Áudio: João Lima

BOI CARREIRO
O curta “Boi Carreiro” fala sobre o uso desse tipo de animal no trabalho rural e a sua presença marcante no cotidiano nas pequenas cidades de Minas Gerais. Em Minas o boi é amigo inseparável do homem da roça; na lida do campo e ainda na memória de tantas histórias. Não há como separá-los, um é parte do outro.

Boi Carreiro - Faixa de CinemaFicha técnica
Direção: Wagner Indaiá
Fotografia: João Lima
Câmera: Beto Oliveira
Voz: Lauro Moreira
Finalização: Miqueias Diníz
Montagem: Rafael Oliveira
Áudio: João Lima

       

Comentários

Deixe um comentário