Clarice Lispector e Anselmo Duarte são destaque da programação de fim de ano do Agenda

Créditos das fotos: Acervo IMS e Maureen Bisilliat – Acervo IMS

O ano de 2020 marcou o centenário de dois dos mais importantes personagens da literatura e do cinema brasileiro: Clarice Lispector e Anselmo Duarte. Neste fim de ano, o Agenda vai exibir, às 20h, no dia 30/12, um programa especial sobre o ator, roteirista e cineasta. Já no dia 31/12 é dia de lembrar e homenagear a escritora brasileira nascida na Ucrânia.

Anselmo Duarte foi o único diretor brasileiro a receber a “Palma de Ouro” no festival de Cannes. A premiação foi concedida ao filme “O Pagador de Promessas”, em 1962. Além de falar sobre a obra e seu contexto, o Agenda vai trazer também as polêmicas que envolveram Anselmo e realizadores do audiovisual brasileiro. Apesar de a vitória ser considerada como uma conquista histórica, Anselmo Duarte, que antes de ser diretor foi um galã do cinema nacional, acabou ignorado por muitos cineastas do Cinema Novo.

Uma das escritoras mais relevantes da literatura brasileira do século XX, Clarice Lispector possui um estilo muito particular e por vezes é considerada “hermética”. A importância da sua obra, e o seu afastamento dos modelos narrativos tradicionais, deram renome internacional a Lispector. E para falar sobre a escritora, o Agenda conversou com Nadia Gotlib, professora de literatura da USP e especialista no trabalho de Clarice, tendo realizado duas biografias sobre a escritora.

Deixe um comentário

Categorias