Cinematógrafo apresenta programação especial com filmes da 16ª CineOP

Neste sábado (26), às 19h30, e domingo (27), às 23h, o Cinematógrafo levará ao ar especiais da 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. A primeira exibição trará uma hora de programação e contará com quatro curta-metragens, já a segunda trará uma programação de 30 minutos e conta com dois curtas.

No sábado, o público vai poder conferir os curtas “Caixinha de música”, de Ana Carolina do Monte; “Napo”, de Gustavo Ribeiro; “Subsolo”, de Erica Maradona e Otto Guerra; e “25 anos sem asfalto”, de Fabi Andrade. A programação especial encerra no domingo com os curtas “Coleção Preciosa”, de Rayssa Coelho e Filipe Gama; e “Adeus aos livros”, de Diego Quinderé de Carvalho.

CineOP
Pioneira desde a sua criação, em 2006, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto enfoca a preservação audiovisual, história, educação e a visão do cinema como patrimônio. A sua 16ª edição acontece inteiramente online e gratuita, com exibições de filmes em pré-estreias e mostras temáticas, homenagem, realização do 16o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: XIII Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Além disso a mostra traz oficinas, masterclasses, sessões cine-escola, Mostrinha, Mostra Valores, exposição, performance audiovisual e shows.

Confira as sinopses:

Sábado, às 19h30

“Caixinha de música”
Estudante de Balé recebe caixa de música amaldiçoada. A bailarina da caixa cria vida e lhe ensina balé.

“Napo”
João, incapaz de entender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações de desenhos. Desenhos que moldam sua relação em uma história de lembrança e construção de memória.

“Subsolo”
Três amigos frequentam diariamente a mesma academia em busca de corpos ideais. Apesar de assíduos, convivem com os frustrantes deslizes que acontecem longe das esteiras, fazendo girar as engrenagens de um ciclo interminável.

“25 anos sem asfalto”
Rose se empenha para garantir a Pedro um futuro melhor do que uma vida confinada entre as ruas de terra do bairro e o asfalto da cidade, quando um acontecimento inesperado a fará se conectar ao cotidiano de pequenas aventuras do filho.

Domingo, às 23h

“Coleção Preciosa”
Em Vitória da Conquista, um técnico de refrigeração chamado Ferdinand WilliFlick se dedicou durante mais de cinco décadas a sua grande paixão: o cinema. A relação entre Flick e a sétima arte resultou em uma impressionante coleção de itens de cinema, que ele chamava de Coleção Preciosa.

“Adeus aos livros”
Um sebo nos arredores de Lisboa está superlotado do chão ao teto com livros de todos os tipos. Além de preciosas raridades, livros menos relevantes, alguns restos de papéis rasgados, objetos antigos sem valor e velhas revistas aleatórias. José Ribeiro é um livreiro de 76 anos que enfrenta a impossibilidade de organizar sua loja. Sob pressão da especulação imobiliária, ele luta entre a preservação da memória e a acumulação excessiva.

Deixe um comentário

Categorias