Cinematógrafo: uma celebração da música e do cinema

capaMateriaAFesta

No próximo dia 07/06, a partir das 21 horas, a Rede Minas realiza n’A Autêntica a gravação do programa Cinematógrafo, que estreou na emissora no mês de março, abordando o cinema de forma divertida, leve e descontraída. A atração apresenta conversas com especialistas e quadros com críticas, curiosidades sobre o cinema, perfis de cineastas estrangeiros e brasileiros e uma agenda sobre o que de melhor está acontecendo no cenário audiovisual.

Numa grande performance audiovisual colaborativa, Cinematógrafo – A Festa reunirá, no palco da Autêntica, artistas do cenário musical mineiro que atuam na criação audiovisual. O evento será constituído de dois momentos.

No primeiro momento Daniel Nunes e G.A. Barulhista executam, ao vivo, uma trilha sonora especialmente desenvolvida para o filme clássico expressionista alemão “O Gabinete do Dr. Caligari“ (1920), de Robert Wiene. Utilizando-se de “paisagens sonoras (re)criadas, objetos sonoros juntamente com instrumentações eletroacústicas, os artistas exploram em sua performance musical ao vivo, diálogos entre suas composições e a complexidade de efeitos, sombras, cenários e ângulos investigados por Robert Wiene”. O resultado são momentos de improviso entre os artistas, com a criação de um produto artístico singular diante dos olhos – e ouvidos – do público.

O segundo momento da noite será a apresentação de uma “orquestra de cordas contemporânea”, formada especialmente para este evento, que realizará uma performance audiovisual onde a trilha sonora e as imagens serão resultado de uma montagem ao vivo. Composta por Ronaldo Gino, Daniel Todeschi, Francesco Napoli e Vitor Garcia, todos atuantes no audiovisual mineiro, a orquestra propõe um diálogo com clássicos e filmes autorais do cinema nacional, através de múltiplas projeções de imagem e som.

Performática, mesclando imagens do cinema clássico e nacional, a festa/gravação do Cinematógrafo terá ainda a participação de convidados. Artistas como Camila Buzelin, Dáblio Slama, entre outros, utilizam suas cordas vocais na refiguração de diálogos do cinema e na leitura de poemas. Também se verá intervenções cênicas do apresentador do programa – Fernando Tibúrcio – cujo talento na recriação de trechos de filmes tem ficado mais evidente a cada episódio do programa.

tiba

Fernando Tibúrcio, apresentador do Cinematógrafo, será uma das presenças do evento. FOTO: Divulgação

As apresentações contam com a direção cênica de Chico de Paula, artista audiovisual e gerente de programação da Rede Minas e as gravações serão realizadas pela equipe de externas da emissora.

O programa

Lançado em março de 2018 o programa Cinematógrafo nasceu a partir da vontade de Johanes Junqueira, membro da equipe da Rede Minas, que convidou Fernando Tibúrcio para recuperar um antigo quadro do programa Agenda, que faz parte da programação da emissora.

Inicialmente veiculado apenas na web, adotando uma linguagem informal e mais fragmentada, o Cinematógrafo provou haver espaço para tratar o cinema de maneira descontraída, dialogando com diversos públicos e ampliando o alcance de conhecimentos antes restritos a um público especializado, num formato esteticamente elaborado e bem estruturado.

O programa vai ao ar às sextas-feiras às 20:45, com reapresentação aos domingos, às 12:30.

SERVIÇO
Data: 07/06
Horário: 21 horas
Local: A Autêntica (Rua Alagoas, 1172, Savassi)
Ingresso: R$20,00, a venda no Sympla ou no local do evento
Sujeito a lotação do espaço

       

Deixe um comentário