Questões sociais em evidência nos filmes desta semana

Na segunda semana de fevereiro, em meio às comemoração do carnaval, você confere na nossa programação de cinema, exibida em parceria com a TV Brasil, uma série de dramas que abordam o enfrentamento de problemas sociais, econômicos e políticos em diferentes culturas.

antonia

Quarta, 10/02 (1h) – Antônia

Drama nacional mergulha no mundo da música com quatro jovens que lutam para alcançar seu sonho: viver da música.

Amigas desde a infância, quatro jovens talentosas conseguem formar um grupo musical chamado Antônia, mas a pobreza, a violência e o machismo são obstáculos para realizar o sonho de seguir no universo do rap. Com uma abordagem que valoriza o papel da mulher na sociedade, a trama foge dos estereótipos que cercam o gênero.

Ano de estreia: 2007.
Gênero: drama.
Direção: Tata Amaral
Elenco: Negra Li, Cindy Mendes, Leilah Moreno, Jacqueline Simão, Thaíde, Chico Andrade, Kamau, Negro Rico, Hadji, Fernando Macário.
Classificação Indicativa: 18 anos

paraisohavaiano

Quinta, 11/02 (0h30) – Um paraíso havaiano

Drama japonês mostra a criação de um centro de entretenimento havaiano em uma comunidade tradicional.

A trama mostra como uma comunidade tradicional, com a derrocada de sua economia baseada na mineração de carvão, se aventura na construção de um centro de entretenimento havaiano. Apesar da ideia, ninguém na cidade sabe dançar, muito menos o hula… O ceticismo e o conservadorismo dos moradores locais são vencidos gradualmente assim que suas filhas se encantam por uma talentosa e determinada instrutora de dança vinda de Tóquio.

O drama ganhou o prêmio de melhor filme pela Academia de Cinema Japonesa em 2006 e foi o longa indicado para concorrer ao Oscar pelo Japão em 2007.

Título original: Hura Garu.
País de origem: Japão.
Ano: 2006.
Gênero: comédia/drama.
Direção: Sang il-Lee
Elenco: Yasuko Matsuyuki, Etsushi Toyokawa, Yu Aoi, Shizuyo Yamazaki, Ittoku Kishibe, Sumiko Fuji.
Classificação indicativa: 12 anos

memoriassubdesarrollo

Sexta, 12/02 (0h30) – Memorias del Subdesarrollo

Drama é baseado no romance do escritor cubano Edmundo Desnoes.

Na Cuba de 1962, o burguês Sérgio opta por permanecer no país, mesmo com a partida da família para os Estados Unidos. Sua inconsistência ideológica acaba por mantê-lo como um simples espectador de uma sociedade conturbada. Ele perdeu o seu velho mundo, mas não conseguiu se juntar ao processo revolucionário.

País de origem: Cuba
Ano: 1968
Direção: Tomás Gutiérrez Alea
Elenco: Sergio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Nuñez, René de la Cruz.
Classificação Indicativa: 12 anos

       

Deixe um comentário