Cinema: confira a programação das terças de junho

Terça de Cinema

Ficção, realidade, história, memórias e sonhos se revelam nas Terças de Cinema de junho, às 22h30, que neste mês trazem uma série de obras pertencentes ao acervo do Filme em Minas (Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais).

Confira a programação e as sinopses do que vem por aí:

DIA 06

Me tire desse lugar

Um grupo de cineastas está produzindo um documentário sobre o cotidiano de um taxista, que tem como ídolo o cantor Odair José. “Me tire desse lugar” é um experimento cinematográfico, onde a realidade e ficção se fundem e as cores de Almodóvar são usadas como pano de fundo.
Direção: Chiquinho Matias | 2010

A Santa Visitação

O documentário aborda a primeira visita do Santo Ofício ao Brasil, no final do século XVI. A inquisição de Portugal, então sob a dominação espanhola chegava assim às Colônias. Em busca dos erros de fé, a Santa Visitação amplia sua perseguição aos heréticos, dos quais fazem parte prioritariamente os cristãos novos – judeus convertidos à força – mas também aqueles que se desviavam dos padrões de comportamentos permitidos pelos dogmas católicos. O historiador Ronaldo Vainfas conduz a reconstrução das confissões de nove mulheres diante do Visitador. E, através delas, somos transportados para os tempos da aurora brasileira. Participação do escritor Eduardo Galeano e da cantora Fortuna.
Direção: Elza Cataldo | 2006 | Documentário

Cumulus Cirros Nimbos

Visões de BH durante a II Guerra Mundial baseadas em depoimentos de moradores, historiadores e participantes da guerra. Os lapsos, as faltas e as escolhas da memória.
Direção: Chico de Paula e Marcus Nascimento | 1995

DIA 13

Sonhos e Desejos

Anos 70. Uma jovem estudante, um professor de literatura e um guerrilheiro ferido que está sempre com o rosto coberto são três militantes, que estão confinados em um apartamento em Belo Horizonte. Lá eles confrontam suas opções afetivas e políticas, que envolvem lealdade, traição e desejo.
Direção: Marcelo Santiago | 2006 | Elenco: Mel Lisboa, Felipe Camargo, Sérgio Marone

DIA 20

Fronteira

Interior de Minas Gerais, início do século XX. Maria vive em um velho sobrado, onde possui a fama de ser santa. Porém a chegada de sua tia Emiliana, que veio empenhada em preparar o grande milagre dela, e um viajante, por quem se apaixona, muda sua vida.
Direção: Rafael Conde | 2008 | Elenco: Débora Goméz, Berta Zemel, Alexandre Cioletti

DIA 27

O céu sobre os ombros

O Céu Sobre Os Ombros retrata alguns momentos das vidas de três pessoas comuns, que vivem um contexto entre o cotidiano, o exótico e a marginalidade: Uma prostituta transexual e acadêmica, um Hare Krishna, chefe de torcida organizada de futebol e um escritor estrangeiro suicida. Rompendo as fronteiras entre o documentário e ficção, o filme nos revela o quão semelhantes são nossos medos e desejos e quanto todos nós queremos ser amados.
Direção: Sérgio Borges | 2010

       

Deixe um comentário