Cinefantasy, festival de cinema fantástico do Brasil, é destaque em duas edições do Agenda

Créditos: Leo Lara / Raul Toscano

O mais importante festival de cinema fantástico do Brasil e um dos maiores da América Latina é destaque do Agenda nesta quarta (15) e quinta (16), às 19h10. Na sua 12ª edição, o Cinefantasy conta com 119 filmes de 34 países. Para falar sobre o assunto, a jornalista Mariana Lima conversa, no primeiro programa, com a atriz e diretora Helena Ignez, homenageada no evento. No dia seguinte, a cineasta Renata Pinheiro é quem participa da atração. Este ano, o festival é realizado sob a ótica feminina, com a seleção realizada por 15 curadoras, com 45 juradas e 15 mostras competitivas.

Helena Ignez sempre esteve à frente de seu tempo. Nos anos 60 já estreava no cinema, ao lado de Glauber Rocha, com quem foi casada. Mais tarde, estrelou “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla, seu parceiro na vida pessoal e artística. Dirigiu diversas obras, como “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, ao lado de Ícaro Martins e estrelado por Ney Matogrosso. No Agenda, Helena fala sobre o início de sua carreira na sétima arte, a relação com o teatro e a importância da valorização do cinema brasileiro e da presença feminina no audiovisual.

Diretora de filmes como Amor, Plástico e Barulho (2013) e Açúcar (2017), Renata Pinheiro vai falar sobre o seu filme “Carro Rei”, que integra a programação do evento. A obra foi premiada como melhor filme no Festival de Gramado desse ano, além de também ter recebido os prêmios de melhor trilha musical, melhor direção de arte e melhor desenho de som.

O 12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico acontece até o dia 19 de setembro, em formato híbrido, na plataforma “InnSaei.tv” e com sessões presenciais, com 12 filmes da mostra competitiva de longas, em Fortaleza (CE).

Deixe um comentário