Cineasta Silvio Tendler é o entrevistado do próximo Voz Ativa

O Voz Ativa desta segunda-feira, 02 de julho de 2018, às 22h15, na Rede Minas, recebe Silvio Tendler, conhecido como “o cineasta dos sonhos interrompidos”. No programa, ele fala sobre cinema político e do filme “Dedo Na Ferida”, lançado em 2018, em que analisa o domínio do sistema financeiro sobre o sistema político; sobre desinformação e crise da imprensa brasileira; cinema documentário e público e cinema latino-americano. Ele afirma que seu cinema “é político e não partidário”, lembrando que “A arte, no final das contas, se torna o grande agente transformador da sociedade”.

Para a entrevista, o apresentador Florestan Fernandes Júnior conta com as participações na bancada dos jornalistas Cristiano Navarro, do Le Monde Diplomatique; Carlos Augusto Soares, da Rede Minas; Gabriel Vasconcelos, do Jornal do Brasil e pesquisador de cinema documentário: da historiadora Isabel Leite e da roteirista, documentarista e coordenadora do curso de cinema UNA, Joana Oliveira.

Silvio Tendler iniciou sua trajetória no cinema através do Movimento Cineclubista, em meados dos anos sessenta, importante ponto de convergência de debates, em uma conjuntura marcada pela crescente politização dos movimentos artístico-culturais.

Em 35 anos de atuação com a Caliban e 48 anos de cinema, Silvio Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries. Possui as três maiores bilheterias do documentário brasileiro (“Os anos JK – Uma trajetória política”,“O Mundo Mágico dos Trapalhões” e “Jango”) e mais de sessenta prêmios, dentre eles seis Margaridas de Prata – C.N.B.B e o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra. Seu acervo particular de imagens, com mais de 80.000 (oitenta mil) títulos sobre a História do Brasil e do Mundo dos últimos 60 anos é apontado como um dos maiores do gênero.

Silvio Tendler no Voz Ativa
 

O programa também é transmitido ao vivo pela webaqui no site da Rede Minas. A reapresentação na Rede Minas é sábado, às 21h45. Em edição especial para rádio, o Voz Ativa é apresentado às terças-feiras, às 21h, na Inconfidência FM. Aos domingos, o programa vai ao ar pela Inconfidência AM às 22h.

Voz Ativa oferece canais abertos com o público para poder comentar, sugerir temas e entrevistados via redes sociais, nos seguintes endereços: FacebookTwitterInstagram e YouTube.

Confira como foi o programa:

       

Deixe um comentário