Antigos cinemas de rua são destaque do programa Faixa de Cinema a partir desta sexta (14)

Filmes da 3ª Mostra Cinemas do Brasil serão exibidos em duas edições do programa

Divulgação Cinemas de rua de Aracaju.

A primeira sala de cinema de Belo Horizonte foi inaugurada em 1906, nove anos depois da fundação da capital. Destacam-se os históricos Odeon (antigo teatro Paris), Glória, Metrópole, Pathé e o Cine Brasil. Mas, com o passar dos anos, a especulação imobiliária começou a ocupar os espaços dos cinemas e, hoje, alguns se restringem à memória. Carregados de história, o Faixa de Cinema dedica duas edições (14/4 e 21/4) para a exibição de filmes da 3ª Mostra Cinemas do Brasil. 

No primeiro episódio, na sexta (14), serão exibidos seis curtas-metragens com foco na memorabilidade dos cinemas de rua do Brasil. O programa ainda exibe um depoimento especial de Eudaldo Monção Jr, idealizador da mostra e diretor do curta “Cinemas de rua de Aracaju”.

Divulgação O Projecionista.

SOBRE OS FILMES:

  • Salas universitárias de cinema no Brasil (2020) – Dir. Cíntia Langie: são apresentadas as salas de cinema localizadas em universidades públicas do Brasil, como o Cinusp em São Paulo, Cine Arte UFF em Niterói, Sala Redenção em Porto Alegre e Cine Metrópolis em Vitória.
  • Cinemas de rua de Aracaju (2021) – Dir. Eudaldo Monção Jr. e Juliana Vila: o filme relata a cronologia dos cinemas de rua da capital sergipana, do apogeu até a sua decadência. 
  • Cultural (2019) – Dir. Armando Lima: no curta, o telespectador é convidado para conhecer as raízes do cinema no interior do Brasil e qual a situação atual desses locais. 
  • Cinema Morto (2018) – Dir. Elivelton Tomaz: o famoso Cine Canoas, em São Francisco, no Norte de Minas, era atração principal na cidade, mas, com seu fechamento, o prédio nunca passou por reformas e, atualmente, corre sério risco de demolição.
  • O Projecionista (2018) – Dir. Vinicio Marzano: As curiosidades do Cine Santa Tereza, em BH, um dos últimos cinemas de rua vivos no Brasil. 
  • Abelardo (2012) – Dir. Ane Siderman: O documentário fala de José Antônio da Silva Ballestero, projecionista há 53 anos nos cinemas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 

ASSISTA:

O Faixa de Cinema vai ao ar nesta sexta (14), às 23h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias