Alto-Falante lança série sobre discos cinquentões

Neste sábado, 23/02, o Alto-Falante inicia uma série de programas sobre discos que estão completando cinco décadas de história e que marcaram o mercado fonográfico. A série “Discos Cinquentões” vai apresentar reportagens e falar sobre as músicas que fazem parte dessas obras.

“Como aqueles caras tiveram a capacidade um som tão original e complexo naquela época.”
John Ulhoa, guitarrista do Pato Fu

A série começou com o disco d’Os Mutantes, “Mutantes”, lançado em fevereiro de 1969. No programa, nomes conhecidos comentam o álbum, contando curiosidades sobre as músicas, além de várias informações sobre esse clássico de um dos grupos mais influentes da música brasileira. Participam do primeiro episódio o guitarrista da banda Pato Fu, John Ulhoa; a jornalista, pesquisadora e autora do livro “Discobiografia Mutante” Chris Fuscaldo; e o jornalista e pesquisador do poeira Zine e autor do livro “Lindo Sonho Delirante”, Bento Araújo.

“É o disco mais limpinho, mais pop do Velvet. É a tentativa do Lou Reed de fazer um Velvet mais palatável, mais comercial e mais radiofônico.”
Thiago Pereira, jornalista

O segundo disco da série foi “Velvet Underground“, obra homônima da banda norte-americana, que se tornou eterna na história do rock. Quem falou sobre o trabalho, lançado em março de 1969, foi o professor e pesquisador Nísio Teixeira e o jornalista Thiago Pereira. O disco marcou uma mudança importante na carreira e no direcionamento musical do grupo.

“É o álbum mais ambicioso do Pete Townshend… E praticamente criaram o conceito de Ópera Rock”
Gastão Moreira, apresentador do Kazagastão

“Tommy”, da banda britânica The Who, o maior clássico da ópera rock que marcou o mundo da música, é analisado por Gastão Moreira, ex-MTV, do canal Kazagastão. A obra conta a história fictícia, por meio das canções, de Tommy, um garoto cego, surdo e mudo que se torna campeão de pinball. Seis anos após o seu lançamento, a obra virou filme foi parar nos cinemas. A montagem contou com  um elenco de estrelas da música, incluindo os próprios integrantes da banda. Entre os artistas que atuaram na película estão Eric Clapton, Tina Turner e Elton John, com uma participação memorável em Pinball Wizard.

Entre os discos que serão lembrados na série estão Tommy (The Who), The Velvet Underground (The Velvet Underground), Abbey Road (The Beatles), Let it Bleed (Rolling Stones), Hot Rats (Frank Zappa), The Stooges (The Stooges), Everybody Knows This Is Nowhere (Neil Young), Led Zeppelin (Led Zeppelin), e outros.

       

Deixe um comentário