Estreia: “A Preparação do Ator” revela sistema de atuação de Stanislavski

Série que mostra método de atuação que revolucionou o mundo inteiro encabeça as estreias de outubro na Rede Minas.

A Preparação do Ator

Como os atores que você adora criam aqueles personagens que mais te comovem? Estreia na próxima segunda-feira, 02 de outubro, às 21h30, A Preparação do Ator, série sobre o sistema de atuação proposto por Constantin Stanislavski, fundamental para que o ator contemporâneo consiga criar o seu personagem de forma pessoal, convincente, criativa, vibrante. Ator, diretor de teatro, professor e escritor, Stanislavski viveu na Rússia de 1863 a 1938 e suas investigações sobre o trabalho do ator foram reunidas em livros que se tornaram referência em todas as escolas de formação de ator do mundo. Em qualquer filme ou série que você admire, seja norte-americano, sueco ou argentino, o trabalho do ator é iluminado pelos ensinamentos de Stanislavski.

O primeiro programa da série produzida por Papoula Bicalho mostra o princípio que sempre norteou o trabalho de Stanislavski: o ator deve partir de si mesmo, de suas próprias vivências para a construção do personagem de forma convincente e criativa. Mostra também a necessidade do relaxamento muscular que permite ao ator vivenciar o papel de modo que sua interpretação reflita as nuances do personagem.

O segundo programa aborda a importância da memória para a construção do personagem e mostra como é possível reviver no momento em que o ator está atuando uma emoção experimentada numa outra situação. Assim, ele desperta e percebe, pelo próprio corpo, as vivências interiores como se estivessem ocorrendo aqui e agora.

O terceiro programa mostra como a imaginação parte da vida cotidiana do ator. É nessa vida, nos seus detalhes visitados pelos sentidos, que o imaginário pode servir ao trabalho do ator.

O quarto programa trata da importância que a observação viva daquilo que acontece à nossa volta, diariamente, somada à comunicação que ocorre ocultamente entre as pessoas, que dão ao ator percepções e impulsos ricos e vitais para a preparação do personagem.

O último programa da série mostra aspectos da atuação que o ator deve aproveitar em seu trabalho: as brincadeiras, as atitudes que o ator deve desenvolver e os pontos chave que norteiam a criação do personagem a partir das circunstâncias da peça e da encenação. Mostra também um resumo das práticas que o ator deve fazer diariamente para alcançar uma interpretação viva, convincente e criativa.

Mais sobre o universo da interpretação na Rede Minas

Em sua primeira temporada, o programa Ribalta, que busca registrar a história e o pensamento de artistas do teatro de Belo Horizonte que transformaram criativamente a cena, destacou a visão e o trabalho de grandes diretores. Em sua segunda temporada, que estreia em breve, os atores são o destaque. Confira um pouco do que vem por aí:

       

Deixe um comentário